terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Prefeito Julio Lóssio cobra atenção do governo federal com agricultura regional


“A reivindicação foi feita em matéria publicada no Financial Times”

O jornal britânico Financial Times, em caderno especial publicado em novembro de 2009, sobre o agronegócio no Brasil e do Vale do São Francisco, cujo título foi: “Investing in Brazil”, destaca a opinião do prefeito de Petrolina Julio Lóssio (PMDB) que se mostrou preocupado com o cenário da economia da região e dos produtores do município, que tem como um de seus sustentáculos a agricultura irrigada, impulsionada pela fruticultura.

A matéria que manifesta a preocupação do gestor municipal se refere, entre outros motivos, às dificuldades dos produtores na aquisição de créditos bancários e da falta de investimentos governamentais no setor.

Lóssio revelou ao Financial Times que os produtores de Petrolina lamentam o fato da região está sendo negligenciada e temem a perda de competitividade para novas áreas irrigadas que apresentam melhores condições de logística. Segundo o noticioso britânico, o “Governo Federal diz não ter encontrado nenhuma ameaça”, registra.

O Secretário Municipal de Irrigação, Newton Matsumoto, já havia manifestado ano passado às preocupações do prefeito Julio Lóssio com os produtores que enfrentaram os efeitos da crise mundial e das chuvas em 2009 e não conseguiram financiamentos junto aos bancos oficiais porque não tinham como dar garantias em relação aos empréstimos.

De acordo com o secretário, essa é uma exigência das instituições financeiras, que os agricultores nem sempre tem condições de cumprir. “O prefeito quer reivindicar a criação de um fundo governamental que funcione como um seguro para os produtores que não podem dar nenhuma garantia no momento de solicitar um financiamento”, ressaltou.

Foto:Josélia Maria

Nenhum comentário: