Além de Petrolina, mais 19 cidades localizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Piauí, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro, também aderiram ao programa, que representa investimentos nos projetos de prevenção e combate à violência, financiados pelo Ministério da Justiça. O órgão prevê que até 2010, o Pronasci investirá R$ 6,7 bilhões em segurança pública. Atualmente 158 municípios, em 21 estados, além do Distrito Federal, são integrantes do programa.
Segundo a Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento, o Pronasci é considerado um modelo mundial de política pública de segurança contra a criminalidade. O programa foi criado para diminuir a criminalidade das regiões metropolitanas e tem como público alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena.
Como contrapartida a prefeitura de Petrolina criará um Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Segurança Pública - GGIM, com representantes das forças de segurança (polícias civil e militar, bombeiros, guarda municipal, secretaria de segurança pública, de outras instituições envolvidas com o tema e representantes da sociedade civil). O GGIM tem a principal função de discutir propostas e avaliar o andamento das ações do Pronasci na região. A prefeitura ainda implementará um plano municipal de segurança para que o investimento em Petrolina possa atender às necessidades da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário