domingo, 24 de janeiro de 2010

Futuro de Ciro deve entrar na pauta

Embora o go­ver­na­dor Edu­ardo Campos (PSB) as­se­gu­re que a pri­mei­ra vi­si­ta do pre­si­den­te Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado terá cunho uni­ca­men­te ad­mi­nis­tra­ti­vo, um as­sun­to po­lí­ti­co cer­ta­men­te terá es­pa­ço na con­ver­sa entre os dois: o fu­tu­ro do de­pu­ta­do fe­de­ral Ciro Gomes (PSB/SP). En­quanto o PSB in­sis­te em man­ter o nome do par­la­men­tar na cor­ri­da pre­si­den­cial, o PT pau­lis­ta quer que o pre­si­den­te con­ven­ça o alia­do a dis­pu­tar o Governo de São Paulo. Lula, in­clu­si­ve, já es­ta­ria dis­pos­to a pedir que cor­re­li­gio­ná­rio abor­te o pro­je­to na­cio­nal e con­cor­ra con­tra o ex-go­ver­na­dor Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo.

Palacianos adian­ta­ram, em re­ser­va, que Eduardo Campos já tem um ar­gu­men­to for­ma­do para uma even­tual con­ver­sa com Lula sobre o as­sun­to. Ele dirá que cabe ape­nas ao pre­si­den­te, e não ao PSB, re­ti­rar a can­di­da­tu­ra de Ciro, já que foi o pró­prio pe­tis­ta quem lan­çou a pos­tu­la­ção. Ofici­almente, o go­ver­na­dor des­ta­ca que, se for para criar de­su­nião na base lu­lis­ta, o par­ti­do não lan­ça­rá Ciro para pre­si­den­te. Os so­cia­lis­tas, con­tu­do, in­cen­ti­vam a pré-can­di­da­tu­ra do de­pu­ta­do por­que ele está bem co­lo­ca­do nas pes­qui­sas, po­den­do ser­vir como uma opção para “bater” em José Serra (PSDB) du­ran­te a cam­pa­nha.

Desafeto de­cla­ra­do do go­ver­na­dor pau­lis­ta, desde o tempo em que es­ta­va no PSDB, Ciro Gomes não eco­no­mi­za crí­ti­cas ao falar de José Serra. A can­di­da­tu­ra de Ciro pode, ainda, coop­tar mui­tos votos do pos­tu­lan­te tu­ca­no, im­pe­din­do seu cres­ci­men­to. Pesa con­tra o de­pu­ta­do, con­tu­do, a pro­xi­mi­da­de da cam­pa­nha. Com medo de não ter tempo para cons­truir a can­di­da­tu­ra de Ciro em São Paulo, o PT pau­lis­ta quer logo uma de­fi­ni­ção por­que os pro­vá­veis can­di­da­tos na­que­le Estado, Aloísio Mercadante e Marta Suplicy, pre­fe­rem dis­pu­tar para se­na­dor e de­pu­ta­da fe­de­ral, res­pec­ti­va­men­te.(Folha de Pernambuco)

Um comentário:

Albino disse...

As pesquisas vêm demonstrando que ministra Dilma, embora venha crescendo na intenção de votos, não tem conseguido conquistar a simpatia do eleitorado. Nas conversas de botecos, na radio Pião e nas conversas entre amigos poucos acreditam que Lula irá conseguir transferir votos para a ministra apesar da maioria da população aprovar o governo Lula e saber que a ministra é a candidata do presidente. No geral as pessoas não acreditam que ela se elege. Eu, por exemplo tenho dez funcionarias(os) e todas(os) , embora Lulistas de carteirinha, dizem que não votarão na Dilma porque ela é muito antipatica.
O certo é que a cada pesquisa Ciro se torna peça importante no tabuleiro eleitoral.Mantido este cenário, Ciro é coringa neste jogo, pois sem a sua candidatura- Serra cresce quando Ciro sai- a oposição poderá ganhar no primeiro turno.È por isso que o PT, por não saber ainda qual melhor atitude tomar em relação Ciro, vem fomentando a candidatura dele em São Paulo.Bom para Ciro, que vem ganhando destaque no maior colégio eleitoral do Brasil.