domingo, 24 de janeiro de 2010

Haiti encerra buscas após resgatar 132 pessoas em onze dias


Redação CORREIO

O governo haitiano anunciou que está encerrada a etapa de busca e resgate das vítimas do terremoto que afetou o país, informou a ONU neste sábado (23). Segundo o comunicado emitido pela organização, 132 pessoas foram resgatadas com vida pelas equipes internacionais.

Dia (22), o Ministério do Interior do Haiti informou que, até agora, foram contabilizadas 111.499 mortes pelo tremor no país. Considerando dados oficiais sobre a população do país, de 9 milhões de pessoas, o número atual é equivalente a cerca de 1,2% de toda a população haitiana.

Esta foi a primeira vez que as autoridades confirmam um número de vítimas superior a 100 mil pessoas, por mais que o número fosse previsível segundo o governo haitiano. Líderes do país chegaram a indicar que as mortes poderiam chegar a 200 mil.

Na última quarta-feira (20), o primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, havia confirmado em 75 mil o total de vítimas registradas. A cifra de 150 mil a 200 mil mortos já havia sido aventada pelos americanos, mas o general Ken Keen, que coordena a força especial americana no Haiti, indicou que se tratava apenas de 'uma hipótese de trabalho'.

Nenhum comentário: