sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Brasil apresenta plano emergencial ao presidente do Haiti



Foto: ABrJobim conversa com o presidente René Préval Foto: ABr

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, se reuniu nesta quinta-feira (14) com o presidente do Haiti, René Préval, para apresentar o plano emergencial feito pelo Brasil após o terremoto que atingiu o país caribenho na terça-feira. Participaram do encontro os comandantes da Marinha, Almirante Júlio Soares de Moura Neto, e do Exército, General Enzo Martins Peri, além do presidente da República Dominicana, Leonel Fernández.

O presidente do Haiti agradeceu o apoio dado pelo Brasil e relatou a prioridade do país, no momento, é restabelecer as comunicações para facilitar as ações de governo. "Cada vez que o presidente tem que falar com o primeiro-ministro do país tem que mandar buscá-lo. Se o primeiro-ministro quer falar com o chefe da polícia, não sabe onde ele está", disse Préval.

O segundo problema grave a ser resolvido com urgência é a remoção dos destroços para desobstruir as vias e permitir que máquinas e equipamentos de socorro transitem. E o terceiro problema é o suprimento de combustíveis para carros do próprio governo. O presidente do Haiti estimou em 7 mil o número de mortos em valas em Porto Príncipe. Ele informou ao ministro Jobim que estudará a localização para a construção emergencial de um cemitério para enterrar os corpos. O cemitério será estruturado pela Companhia de Engenharia Força de Paz (Braengoy), informou o Ministério da Defesa. (Informações do Jornal do Brasil)

Nenhum comentário: