terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Prova do TRE-PE é cancelada



Decisão de anular exame de analista de sistemas foi tomada ontem

DESEMBARGADOR Roberto Ferreira (E) disse que o tribunal recebeu 19 denúncias
Depois do tumulto do último domingo, quando veio à tona denúncias de vários candidatos ao concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), ficou decidido pelo cancelamento da prova aplicada para o cargo de analista de sistemas (Analista Judiciário). Mas apenas os candidatos para o referido cargo que foram aos locais de prova vão poder realizar o novo exame. A decisão foi tomada ontem pela comissão do TRE-PE e coordenação da Fundação Conesul de Desenvolvimento (Conesul), responsável pela organização do certame, após a análise das denúncias formalizadas ao tribunal e àquelas relatadas pela Imprensa.
Segundo o presidente do órgão judiciário, o desembargador Roberto Ferreira Lins, o tribunal recebeu 19 denúncias. “Filtradas e observadas todas sinalizavam para os assuntos: Faculdade Boa Viagem (FBV) e para as provas de analistas de sistemas”, frisou. Ainda sem data definida, o teste será aplicado nas três cidades envolvidas: Recife, Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão). O caso mais extremo aconteceu no Colégio Boa Viagem (CBV). A prova foi aplicada em uma sala pequena que comportava, no momento da prova, ao menos 200 pessoas. A direção do CBV e também da FBV informou que não tem ingerência sobre o concurso e que apenas disponibilizaram os locais.
Relatos dão conta de que a diferença era de menos de 20 centímetros entre as bancas. Além disso, o fiscal de sala autorizou os candidatos a resolverem as questões somente às 9h (deveria ter sido às 8h), momento em que a confusão já estava instalada. Segundo concurseiros, muitos se aproveitaram da situação para fazer filmagens com celular, tirar fotografias, conversar e até sair do local de prova com o caderno de questões. “A questão é que, por algum motivo, o coordenador não seguiu a orientação dada no dia anterior de que a sala deveria ser desmembrada para a sala da biblioteca”, disse o gerente da conesul, Nelson Guarda.
Ele nega ainda a suposta violação dos pacotes de prova mostradas em um vídeo publicado no site You Tube. No vídeo, candidatos aguardam para marcar o tipo de exame feito pela manhã, sob a alegação de que essa informação não foi repassada pelos fiscais no momento da aplicação da prova. “Aquele pacote era o azul, que continha material referente ao coordenador, como lista de prédios, lista de presença, canetas. Os envelopes de prova estavam armazenados em pacotes pretos”, destacou.
Na ocasião da anulação da prova para analista de sistemas aplicada no CBV, uma representante da Conesul chamada Sabrina Sbardeloto assinou um documento que garantia aos candidatos o dinheiro de volta e um novo exame. Para formalizar alguma queixa, o candidato deve rever os artigos do edital para se informar de como deve proceder a denúncia. O concurso do TRE recebeu 85.721 inscrições (1.987 para analista de sistemas) para 16 vagas distribuidas em oito cargos, afora o cadastro reserva. Os salários variam de R$ 4.052,96 a R$ 6.611,39. (Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário: