sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Equipe Multidisciplinar auxilia mães acompanhantes no HDM


Que as crianças prematuras nascidas no Hospital Dom Malan inspiram cuidados redobrados todo mundo sabe, o que ninguém sabe é que as mães ficam fragilizadas e elas também precisam de atenção. Por esse motivo o Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno- Biama, promove semanalmente o Encontro de Mães Acompanhantes- EMA, para fortalecer o vínculo entre o bebê prematuro (entre 500gramas e 2kilos) e sua mãe neste momento especial.

O trabalho realizado orienta as mães que em sua maioria são inexperientes, oferecendo o aporte emocional, já que elas ficam meses internadas no hospital à espera da recuperação dos seus filhos. “O trabalho busca minimizar a ansiedade e fortalece o vinculo entre a mãe e filho no momento tão delicado quanto o nascimento de um prematuro. Toda mãe espera um bebê grande forte e sadio, e o bebê prematuro é exatamente o contrário, a mãe também fica fragilizada e muitas vezes se sente impotente diante da situação. Assim buscamos amparar essa mãe, mostrando a importância do contato na recuperação do bebê”, explica a psicóloga Janaina Matias.

O encontro é orientado por uma equipe multidiscipinar formada por psicóloga, médica pediatra e enfermeira. Para Drª Flávia Helena, pediatra e coordenadora do Biama, a troca de experiências de forma orientada é bastante positiva porque informa as mães sobre o método canguru e as prepara para os cuidados especiais com o bebê prematuro. “As mães acompanhantes expõem seus medos e suas angustias e em grupo procuramos dar o apoio necessário a este momento tão delicado, temos a sessão do abraço que é uma demonstração da troca de carinho e atenção entre a equipe e as pacientes, esse trabalho vem sendo muito valioso para todos”, destaca.

As reuniões acontece às quintas-feiras, sempre as 10h da manhã no BIAMA e os temas são levantados conforme a necessidade das pacientes. Hoje a média de participação é de 10 mães acompanhantes por secessão.


Kelly Terto-ASCOM/HDM

Foto:Josélia Maria

Nenhum comentário: