segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lagoa Grande realiza prevenção à dengue

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Lagoa Grande (Sesau), através do setor de epidemiologia, tem focado todas as atenções na prevenção à dengue no município. Segundo a coordenadora de epidemiologia, Elba Janille Alves, o trabalho vem sendo feito em parceria com o setor de endemias, atenção básica (unidades do Programa de Saúde da Família e postos de saúde) e o Hospital Municipal José Henrique de Lima.

“Nos postos e PSFs, os enfermeiros estão realizando palestras educativas, informando sobre os cuidados que a população deve ter para evitar focos do Aedes aegypti, o mosquito que transmite a doença. O mesmo trabalho é feito pelos agentes de saúde, que também realizam o combate aos focos do mosquito nas residências”, disse a coordenadora.

Elba alerta às pessoas que sempre procurem a unidade de saúde mais próxima quando sentir algum sintoma da dengue, como febre, mal estar, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, vômito, para que a doença não fique sub-notificada e o município possa fazer um trabalho eficaz de prevenção.

O trabalho preventivo com os enfermeiros e agentes de saúde também acontece nas comunidades e a partir de fevereiro, com a volta do ano letivo, as palestras educativas serão também realizadas nas escolas”, ressaltou Elba.

Até o momento, foram notificados apenas três casos suspeitos de dengue em Lagoa Grande este ano. Bairros como Vasco e Agrovila merecem mais atenção da Sesau nesta época que é propicia para o mosquito se desenvolver. Em 2009, Lagoa Grande teve quatro casos notificados, três não confirmados e um com resultado positivo.

Nenhum comentário: