quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Lagoa Grande será a 150ª comarca do Estado


Com a inauguração do Fórum no município, a cidade deixa de ser Termo Judiciário de Santa Maria da Boa Vista



A partir desta sexta-feira (4), o município de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) se transforma em mais uma comarca na região do Vale do São Francisco, a 150ª do Estado. A solenidade de instalação da comarca, com a inauguração das instalações do Fórum Desembargador Benildes de Souza Ribeiro, acontece a partir das 17h, com a presença da prefeita Rose Garziera e do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jones Figueirêdo, autoridades, convidados e da população lagoagrandense.
“Essa e uma luta antiga da nossa cidade, que sempre dependia de Santa Maria da Boa Vista para resolver seus problemas na área judiciária. A população só tem a ganhar com transformação de Lagoa Grande em mais uma comarca no Estado”, disse a prefeita.
O nome do Fórum é uma homenagem a um ex-presidente do presidente do TJPE. As instalações funcionarão na Rua Olímpio Angelim, S/N, bairro Estátua/Cristo Rei. O prédio abriga as dependências necessárias para as atividades judiciárias de Vara Única, com gabinete, secretaria, salas individuais para audiências, sala de advogados, defensores públicos e Promotoria. O Fórum funcionará das 7h às 13h.
De acordo com a Diretoria de Engenharia e Arquitetura do TJPE, o fórum de dois pavimentos tem 200m² de área construída e 300m² de terreno. A presidência do TJPE designou a juíza Ângela Mesquita de Borba Maranhão para responder pela nova comarca.
Atualmente contando com cerca de 23 mil habitantes, Lagoa Grande teve sua emancipação política oficializada pela Lei Estadual nº 11.215, de 16 de junho de 1995, mas só foi instalado em janeiro de 1997, com a eleição do primeiro prefeito, o atual secretário de Governo do município, Jorge Garziera. A cidade é considerada atualmente Termo Judiciário da comarca de Santa Maria da Boa Vista.
Foto:Josélia Maria

Nenhum comentário: