segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O “calo” de Dilma será o Sul e o Sudeste

Pesquisas de opinião feitas em Pernambuco nos últimos dois meses apontam a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, liderando as intenções de voto em diversas cidades do interior. Ela já passou Serra e Ciro e se continuar na marcha que vai será vitoriosa no Estado inteiro.

Não que tenha mais currículo do que os adversários para ser presidente da República e sim por ser a candidata do presidente Lula, que em alguns municípios pernambucanos tem quase 100% de aprovação.

Pelas amostras que estão disponíveis, a pré-candidata do PT ganhará facilmente de Serra no Norte, Nordeste e Centro Oeste. Seu desafio é o Sul e o Sudeste onde a imagem do PT não é tão positiva quanto nas outras regiões. Especificamente em São Paulo, o governador José Serra deverá batê-la por larga margem e se tiver o apoio e o entusiasmo do governador Aécio Neves poderá derrotá-la também em Minas, segundo mais colégio eleitoral do país com 14 milhões de eleitores.

Três fatos conspiram em favor da ministra. O primeiro é o fato de ter nascido em Minas e ter vivido lá até os 17 anos de idade. Como Aécio não é mais candidato, os mineiros, frustrados com a desistência dele, podem decidir descarregar nela. O segundo é a militância que teve no Rio Grande do Sul o que leva uma grande parte dos gaúchos a tratá-la como conterrânea. E o terceiro e último é o apoio do presidente Lula. Se a economia “bombar” em 2010, ela tem grande chance de vitória. (Inaldo Sampaio)

Nenhum comentário: