quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Solenidade marca atividades do Projovem em Petrolina


Nesta quarta-feira (23), o auditório do Sest/Senat foi palco da culminância das atividades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). 300 adolescentes de 20 bairros da cidade, representando os 1100 jovens que fizeram parte do projeto estiveram presentes do evento, que contou com a presença do Prefeito Júlio Lóssio (PMDB) e do Vice, Domingos Sávio, além da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Carvalho. O evento teve apresentações de vídeo, dança, peças teatrais e de um programa de rádio desenvolvido pelos participantes do projeto.

O Projovem Adolescente é uma ação sócio-educativa promovida pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome, e em Petrolina é executado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST).

O programa, destinado aos adolescentes que têm entre 15 e 17 anos, tem como objetivo propiciar atividades direcionadas ao desenvolvimento de ações de proteção ao jovem na perspectiva de promover o exercício pleno da cidadania, integrando diversas áreas de políticas públicas como educação, cultura, esporte, assistência social, trabalho, justiça e saúde. Em Petrolina existem 44 grupos de trabalho, sendo 36 na zona urbana e 08 na zona rural, abrangendo 20 bairros, com mais de mil beneficiários.

O Projovem Adolescente foi dividido em dois ciclos, o cultural, que ofereceu oficinas de teatro, dança popular, dança de salão, dança contemporânea, circo, flauta doce, capoeira, percussão e arte visual. De acordo com o coordenador do projeto, Everaldo Rodrigues, ainda na primeira etapa, os participantes aprenderam lições de cidadania e meio ambiente.

Para a Secretária Tereza Carvalho, a culminância do projeto foi gratificante por proporcionar aos jovens uma oportunidade de qualificação profissional. “É muito importante poder atuar na área social, pois temos oportunidade de contribuir para a inclusão social das pessoas, principalmente a de capacitar os jovens, preparando-os para o mercado de trabalho e gerando renda para a família”, diz.

De acordo com a gestora, foram vários os investimentos na área social durante o ano. 1.530 pessoas estão sendo beneficiadas com os cursos de geração de renda, dentre eles o projeto “Artes do Sertão”, realizado em parceria com a Fundação Nilo Coelho nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros João de Deus e no Centro de Formação Maria Maga, no José e Maria, beneficiando 50 mulheres das comunidades e regiões adjacentes.

A apresentação de uma esquete teatral baseada no poema “Navio Negreiro”, do poeta Baiano Castro Alves, encenada pelo coletivo do bairro Dom Avelar, deu início ao evento. Logo após a encenação, o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) comentou o que foi apresentado. O gestor traçou um comparativo entre a qualificação profissional e a falta de conhecimento, que acaba deixando as pessoas escravas de suas limitações. “Hoje vivemos outra escravidão, que não é a do chicote, é a da falta de conhecimento”, diz.

De acordo com o prefeito, foi conseguido um teto extra de R$2 milhões para ampliação do programa. O Vice-prefeito Domingos Sávio, num discurso breve, parabenizou a Secretaria e a equipe que compõe a pasta pela ação.

Para a estudante Maria Tamires da Silva Lima, 16 anos, participante do coletivo do Serrote do Urubu, o programa foi importante por ajudá-la “a ter uma visão diferente sobre o mundo. O Projovem nos ensinou muita coisa”, diz.

Raoni Santos/J.Menezes-ASCOM
Foto:Tavares

Nenhum comentário: