quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Educação: 2.240 vagas para cursos profissionalizantes

A Secretaria de Educação do Estado abriu inscrições para os cursos profissionalizantes das sete novas escolas técnicas que estão sendo construídas em Pernambuco e que entram em funcionamento no início de 2010. Ao todo são 2.240 vagas em cursos nas áreas de Hospedagem, Guia de Turismo, Comércio, Rede de Computadores, Informática, Administração, Enfermagem, Vestuário, Agropecuária e Logística. São cursos profissionalizantes médio integrados, que reúnem o ensino médio e a educação profissional, com duração de três anos, além de cursos subsequentes, de um ano e meio, voltados para quem já concluiu o ensino médio. As aulas terão início em 22 de fevereiro.
“Essas unidades técnicas atende às demandas de formação e qualificação de mão de obra geradas com os novos investimentos que estão chegando no Estado. Com elas, Pernambuco passa de 1.748 matrículas de educação profissional, registradas em 2006, para 12 mil matrículas em 2010”, destacou o secretário de Educação, Danilo Cabral.
A inscrição, que teve início ontem, segue até o dia 28 de dezembro. O cadastro pode ser efetuado das 8h às 17h, nas escolas Joaquim Olavo (Carpina), Augusto Severo (Jaboatão dos Guararapes), Augusto Gondin (Goiânia), Severino Farias (Surubim), Olavo Bilac (Sertânia), Austro Costa (Limoeiro) e Escola de Referência de Timbaúba. É preciso levar o certificado original de conclusão (ficha 18 ou 19) para comprovar do nível de escolaridade.
A prova será realizada no dia 17 de janeiro de 2010. O teste contará com 20 questões de múltipla escolha e irá avaliar os alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. O resultado será divulgado até 3 de fevereiro e a lista completa dos aprovados será disponível no site da Secretaria de Educação (www.educacao.pe.gov. br) ou nos locais de realização das provas. Os selecionados devem realizar a matrícula entre os dias 4 e 10 do mesmo mês.
A seleção para as escolas técnicas Maria Eduarda Ramos de Barros (Carpina) Miguel Arraes de Alencar (Timbaúba), Aderico Alves de Vasconcelos (Goiana), José Humberto de Moura Cavalcanti (Limoeiro), Antônio Arruda de Farias (Surubim), Arlindo Ferreira dos Santos (Sertânia) e Maximiano Accioly Campos (Jaboatão dos Guararapes). Inicialmente, cada escola irá oferecer dois cursos, cada um com 160 vagas, totalizando 320 vagas por unidade. “Estamos priorizando as vocações de cada região, iniciando os cursos de acordo com a demanda de cada localidade”, destacou Danilo Cabral.



Professor



Continuam abertas, até 22 de dezembro, as inscrições para as 541 vagas de professor em Educação Profissional e Engenharia da Secretaria de Educação de Pernambucos. O cadastro deve ser realizado pela internet no site www.educacao.pe.gov.br. A contratação será válida por dois anos e os salários variam de R$ 728,00 a R$ 3.230,00(Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário: