quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Reunião define financiamento para a “Ilha do Vinho”


Aconteceu hoje (16), na sala de reuniões do Centro de Convenções, uma reunião do Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Domingos Sávio e o Secretário de Irrigação, Newton Matsumoto, com representantes da Codevasf, Sebrae, Banco do Brasil, Câmara de Vereadores e da comunidade da Ilha do Massangano. Na pauta de discussões, o projeto “Ilha do Vinho”.

A “Ilha do Vinho” tem como proposta a geração de renda na comunidade da Ilha do Massangano por meio da cultura da uva, onde os moradores irão produzir suco da fruta, que será usado na merenda escolar das escolas municipais. A ação visa também o fortalecimento do turismo e da irrigação na localidade, proporcionando aos comunitários outra oportunidade de geração de renda, que antes era concentrada na pesca.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico, turismo e eventos, Domingos Sávio, ao final do encontro, ficou acordado que o Banco do Brasil disponibilizará uma linha de financiamento para o projeto, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A linha de subsídios Pronaf mais alimentos foi a que mais se enquadrou nas propostas discutidas, tendo em vista o perfil dos moradores. Foram repassados 25 nomes da comunidade para que o banco faça o cadastro. A Codevasf ficou responsável pelo levantamento planaltimétrico (fotografia em alto relevo) da localidade. Já a Prefeitura se responsabilizou pelas licenças ambientais e pela outorga da água para os produtores, uma autorização que dá direito á captação e uso das águas do Rio São Francisco, fornecida pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Ilha do Massangano

A Ilha do Massangano é uma localidade que ganhou visibilidade através do Samba de Veio. O grupo já gravou três discos e tem admiradores personalidades como o escritor paraibano Ariano Suassuna. A ilha hoje conta com uma vila de pescadores, igreja e escola própria. Este ano o espaço artístico e cultural do samba de véio da ilha do massangano foi contemplado com um dos pontos de cultura do estado de Pernambuco. Recentemente dez crianças da comunidade, com idade entre 10 e 13 anos, foram pré-selecionadas para participar de um filme do cineasta Breno Silveira, que dirigiu a produção “Dois filhos de Francisco”.

Raoni Santos/ J.Menezes

Nenhum comentário: