quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Câmara de Fruticultura Irrigada de Pernambuco é inaugurada

Instalada dia ,28/12, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec), a Câmara Setorial da Fruticultura Irrigada de Pernambuco. Presidida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, junto ao suplente e secretário executivo de Articulação e Desenvolvimento de Negócios da Sdec, Alberto Galvão, a câmara servirá de fórum permanente de discussão sobre questões ligadas à fruticultura irrigada e agricultura.
Para o secretário Fernando Bezerra Coelho a finalidade é promover a efetivação de ações do setor no Estado. “Precisamos criar instrumentos de diversificação do Vale do São Francisco. Do ponto de vista de crédito, 2010 será um ano muito bom para investir nas atividades”, destacou.
O projeto tem como atribuições elaborar estudos relativos ao segmento, propor políticas de redução de custos e promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. “A Câmara é um canal criado pelo Governo do Estado com o objetivo de ouvir o setor através das associações e suas entidades de classe a fim de implementar uma política que permita o aumento da competitividade, qualidade e geração de emprego na fruticultura do Vale”, assegurou Alberto Galvão.
A Câmara também será importante ferramenta de articulação dos produtores para o fortalecimento do setor e, particularmente, na região do Vale do São Francisco. “Agora, o desafio é ultrapassar esse momento dos três impactos externos de grande peso - a valorização do real, a crise econômica e as inesperadas chuvas fortes - e garantir um futuro favorável a longo prazo”, constatou o proprietário da agroindústria Sunvalley, Ronald Mello.
A sessão inaugural reuniu os membros do novo órgão consultivo composto pelo Governo do Estado, produtores, exportadores e instituições públicas e privadas, o deputado federal, Fernando Bezerra Filho e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Nenhum comentário: