segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Concerto para um Amigo trouxe talento mirim para Salgueiro



A quinta edição do CONCERTO PARA UM AMIGO trouxe o saxofonista Carlos Eduardo, de 9 anos, para uma emocionante apresentação na Câmara Municipal de Salgueiro. O projeto é realizado anualmente pelo Instituto Vital Barros para celebrar as atividades do instituto e homenagear o Coronel Vital Barros, que dedicou sua vida a formação de valores da cidadania por meio da inserção musical envolvendo crianças, jovens e comunidades rurais do município.

O evento, que aconteceu dia,24, na Casa Epitácio Alencar e contou com a participação de autoridades, comunidade em geral, imprensa e uma turma animada da terceira idade que homenageou o centenário de Dona Generosa, uma ilustre cidadã salgueirense que recebeu moção de aplausos da Câmara de Vereadores.

Cinco das trinta crianças atendidas pelo Instituto Vital Barros apresentaram canções de Natal com um coral de flautas e em seguida a mais nova estrela do Programa Raul Gil (BAND), o pernambucano de Belo Jardim, Carlos Eduardo, tocou músicas clássicas, canções de Roberto Carlos ao som do seu saxofone.

O Concerto para um Amigo já virou tradição na cidade e foi reconhecido pelo Governo Federal por meio do Programa Mais Cultura, ganhando a seleção de microprojetos para 2010 do Ministério da Cultura.

A cada ano crianças aprendem valores da cidadania por meio da música numa homenagem aos grandes mestres da cultura regional nordestina. No próximo ano o projeto apresentará todo encanto da obra de Luiz Gonzaga, tocado e cantado por crianças da zona rural de Salgueiro que participarão do projeto.

“A idéia do projeto é reunir jovens talentos para aprenderem a tocar e cantar para uma grande apresentação musical, que já faz parte dos eventos musicais da cidade. Durante um mês, os alunos de 5 distritos do semi-árido participarão do projeto, terão aulas de canto e instrumentos e descobrirão a história do rei do baião” disse a vereadora Mana Barros, fundadora do instituto que leva o nome do irmão.



Fonte:Wildes Sampaio, cineasta

Nenhum comentário: