segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"Linhas de Cuidado" tecnologia e estratégia para a Saúde da Família


Com o intuito de proporcionar a troca de saberes, tecnologia e estratégias de modo a acelerar e qualificar a implantação e o desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família, estão ocorrendo, articulados por coordenadores da Atenção Básica, encontros com algumas das equipes do município de Petrolina nas próprias unidades de saúde, como projeto piloto para a implantação das Linhas de Cuidado.

Hoje( 21) na Unidade Básica de Saúde Miguel de Lima Durando, localizada no bairro Loteamento Recife, acontece o terceiro encontro das equipes da área de abrangência e a coordenação do Distrito Sanitário III, liderado pela coordenadora Juliana Modesto. O encontro está voltado para a implantação e qualificação dos atores que constroem a Atenção Básica cotidianamente e está sendo desenvolvida, com a contribuição da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia, que vem oferecendo aos gestores e profissionais nos municípios de Juazeiro/ BA e Petrolina/PE, o curso de linhas de cuidado, com ênfase na atenção primária.

A proposta das Linhas de Cuidado afinado com o objetivo geral do Projeto Saúde da Família, busca modos de desenvolver e qualificar tanto o cuidado prestado às pessoas e populações, quanto à gestão necessária para apoiar, desenvolver e acompanhar essa mudança. Permite ainda atacar os problemas mais imediatos e, ao mesmo tempo, construir uma estratégia estruturante da organização do processo de trabalho, importante não só para os problemas definidos como prioritários, mas para as Linhas de Cuidado de modo singular, necessárias para uma atenção Integral à Saúde. Nesse processo, o acolhimento, que na Saúde Coletiva, é o termo que ganha uma carga de sentidos e significados multidimensionais, pode ser definido como dispositivo re-direcionador e re-organizador dos serviços de saúde, que opera colocando o usuário como centro da organização do processo de trabalho de uma equipe de saúde. O acolhimento, também é enfatizado e estimulado nas unidades de saúde pelos coordenadores aos profissionais que atendem as comunidades de forma humanizada.

“Uma gama de processos de educação se articula em torno do SUS e é através da troca de saberes e experiências que podemos potencializar o cuidar das pessoas em primeiro lugar”, diz a coordenadora do Distrito III, Juliana Modesto. “O princípio da Educação permanente deve estar presente nas nossas práticas para que possamos sempre melhorar esse cuidar com a implantação das Linhas de Cuidado na Atenção Básica. Estamos buscando priorizar as pessoas aos processos e esse é um bom passo para esse avanço”.

Nenhum comentário: