sábado, 19 de dezembro de 2009

Os “presentes” de JOÃO para JOÃO


Normalmente, no final do ano, o espírito natalino aproxima as pessoas. Arestas são aparadas e as diferenças existentes minimizadas. Porém, com o prefeito João da Costa (PT) e o seu padrinho político, o ex-prefeito João Paulo (PT), parece que não está sendo assim. Ontem, ao ser questionado se iria presentear o seu antecessor neste Natal, Costa sorriu e confirmou que, como prefeito, iria enviar presentes a várias pessoas, inclusive, ao seu correligionário. E escolheu um tradicional símbolo da época. “Vou dar um peru a ele”, revelou. Informado da pretensão do gestor, João Paulo (que é vegetariano) demonstrou não ter gostado e, sendo interpelado se retribuiria, desabafou: “Eu já dei a Prefeitura a ele”.

Logo após a declaração, o ex-gestor - que estava se confraternizando, no Mercado da Boa Vista, com a equipe que o acompanhou na Secretaria de Articulação Regional do Estado, até o mês passado - procurou minimizar, afirmando que não deu a PCR para João da Costa sozinho. “Dei junto com o povo do Recife”, completou.

Ao lado do ex-prefeito, a ex-secretária Lygia Falcão mostrou-se inconformada com o provável “esquecimento” do prefeito João da Costa da preferência alimentar de João Paulo. “Ele (Costa) sabe que o ex-prefeito não come carne há mais de 20 anos. Como é que vai dar um peru? Foi uma brincadeira que não teve muita graça. É amigo da onça? Que deselegante”, bradou a fiel escudeira do ex-gestor. Ela disse ainda que João da Costa “demonstrou que não sabe brincar”.

A “troca de presentes” entre os dois petistas é mais um capítulo da novela que virou o distanciamento na relação deles. Há pouco mais de três meses, rumores dão conta de um rompimento entre João Paulo e João da Costa, que poderia ter sido provocado por diferentes motivos. Até uns 15 dias atrás, ambos negavam veementemente a existência de diferenças, apesar de seguidas demonstrações do contrário, quando o ex-prefeito resolveu revelar que Costa havia se afastado do chamado Núcleo Duro - que o ajudou a gerir a PCR durante oito anos.

Na semana passada, outra celeuma foi criada. Tanto João Paulo quanto Lygia Falcão afirmaram não ter recebido convite para participar da confraternização da Prefeitura do Recife com a Imprensa. Na oportunidade, a assessoria da PCR confirmou o não envio, informando que apenas jornalistas foram oficialmente convidados para o evento.

Toda vez que é questionado sobre o assunto, o prefeito João da Costa tem dito que não há (de sua parte) problemas com o seu padrinho político e adere ao discurso de que precisa tocar a administração do município, e que, por isso, essa questão (rumores de rompimento) não tem o preocupado.(Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário: