terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Aprisco do Vale começa 2010 com investimentos


O anúncio de um convênio com o Governo do Estado para investimentos na ordem de R$ 180 mil, a participação no Fórum Territorial do São Francisco e a legalização da Cooaprisco, foram os assuntos mais comemorados em Santa Maria da Boa Vista no sábado, dia 26, durante a última reunião do ano da Aprisco do Vale-Associação Agropecuária do Vale do São Francisco.

Os produtores do município, que já é o terceiro maior rebanho caprino e ovino de Pernambuco e vem se consolidando como polo de caprinocultura leiteira, assinam nesta semana em Recife com representantes da AD Diper, vinculada ao Governo do Estado, o convênio para reestruturação do arranjo produtivo local da caprinocultura leiteira visando à produção de forragens para alimentação dos animais, melhoramento genético e industrialização do leite.

Segundo o presidente da Aprisco do Vale, Nelson Santana esse projeto vem complementar um conjunto de ações desenvolvidas com parceiros a exemplo da Codevasf, Embrapa, Cefet, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista e o Sebrae. “Começamos os trabalhos em 2003 com a fundação da associação, depois tivemos acesso ao crédito na linha do Pronaf, junto ao Banco do Nordeste, para aquisição de animais e estruturação de pastagens e instalações. Hoje, temos uma Usina de Beneficiamento de Leite de Cabra instalada aguardando somente a licença ambiental para aquisição do selo S.I.E e, através de uma parceria com o Sebrae, conseguimos fazer parte do projeto Comércio Justo”.

O presidente da Aprisco lembrou ainda que no momento estão sendo desenvolvidas várias ações para a legalização da cooperativa (Cooaprisco), a partir da criação da marca e a publicidade, além da padronização dos processos de fabricação dos derivados de leite. “Outra conquista importante foi a participação no programa Balde Cheio, do Banco do Nordeste e Governo de Pernambuco, onde recebemos capacitação e transferência de tecnologia para o manejo alimentar e das pastagens, além do controle da produção leiteira. Em 2010 estaremos presentes no Fórum Territorial do São Francisco, que vai integrar as bacias leiteiras da região”, comemorou Nelson Santana.

Para o coordenador da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, Sebastião Amorim, a Aprisco do Vale faz um balanço positivo dos trabalhos desenvolvidos em 2009 e tem boas perspectivas para o ano novo. “A utilização de eficientes métodos de gestão, como a estação de monta através de reprodutores puros testados; produção de derivados de leite, principalmente os queijos finos e maturados; a produção de forragens para serem utilizadas nos períodos de estiagem e a confecção dos artefatos em couro são, hoje, responsáveis pela consolidação de Santa Maria da Boa Vista como polo de caprinovinocultura. Em 2010, através do crescimento do enoturismo na região, do reforço de programas como o Comércio Justo e os trabalhos do convênio com a AD Diper, a Aprisco do Vale, agora ainda mais estruturada com a chegada da cooperativa, certamente vai caminhar mais forte visando o desenvolvimento coletivo e de cada um dos produtores do município”.

A Aprisco do Vale também conta com uma demanda crescente de leite de cabras e derivados para o atendimento de inúmeros programas sociais na região, além da comercialização junto a Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista através do PAA(Programa de Aquisição de Alimentos). De acordo com estimativas do Sebrae até o final do projeto a expectativa é que haja um aumento substancial da renda familiar na ordem de 50%, além dos produtores mais capacitados.


Por Carlos Laerte, Jornalista, Poeta

Nenhum comentário: