|
JÚLIA VERAS e ROBSON ANDRÉ |
A partir de hoje, todos os cursos da Universidade de Pernambuco passam a ser gratuitos. Ou seja, os alunos que passaram nesse último vestibular já não vão pagar taxas de mensalidade em 2010. O governador do Estado, Eduardo Campos, assinará decreto que institui a gratuidade na UPE, assim como acontece nas universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco e Univasf. O documento será assinado às 9h de hoje, no auditório da Faculdade de Ciências da Administração, no bairro da Madalena, no Recife. Até então, os universitários pagavam uma taxa que variava de R$ 27 a R$ 110, dependendo da graduação.
O vice-reitor da instituição de ensino superior, Reginaldo Inojosa, disse que a regulamentação da gratuidade na UPE era uma reivindicação antiga, tanto da reitoria quanto do alunado. “Houve várias reivindicações, desde a gestão anterior. Os alunos vindos de escolas públicas já não pagam taxa. Agora, o governador decidiu assinar o decreto determinando a gratuidade”, comentou Inojosa.
Já a Secretaria de Educação do Paulista inicia hoje o processo de matrículas para alunos novatos na rede municipal de ensino. São oferecidas vagas para creches, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a secretária de Educação do município, Jaqueline Moreira, a prefeitura irá disponibilizar tantas vagas quantas sejam demandadas pela população. “Garantimos que ninguém precisa se preocupar: haverá vagas para todos”, assegurou. Ao todo, são 65 escolas na rede municipal de ensino. A secretária aconselha que os pais matriculem os seus filhos nas unidades que sejam mais próximas das suas residências. “Assim, fica mais fácil para os alunos, que não têm que pegar transporte e também para os pais, já que a menor distância garante uma maior comodidade para a família”.
Ela explicou ainda que para fazer a matrícula, os pais ou responsáveis devem procurar a escola municipal mais próxima de sua residência, no horário das 8h às 20h. Além do registro de nascimento, os pais ou responsáveis devem levar algum documento que comprove a sua própria identidade. Já os alunos com 18 anos de idade ou acima precisam apresentar a Carteira de Identidade no ato da inscrição. O prazo segue até o dia 22 de janeiro, mas a secretária faz um alerta para que as pessoas não deixem a procedimento para a última hora. “É importante que tenhamos tempo para organizar a volta às aulas, que acontece no dia 3 de fevereiro”, frisou.(Folha de Pernambuco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário