É o que revela pesquisa Ibope sobre a sucessão 2010 em Pernambuco | ||
A sondagem do Ibope também mostra que Jarbas é o único adversário em condições de enfrentar o governador. Testados, os nomes do senador Sérgio Guerra (perderia de 73% a 4%), Raul Henry (73% a 4%) e Raul Jungmann (73% a 3%) revelam-se, pelo menos por enquanto, insuficientes para a disputa.
Eduardo lidera com folga tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea. Por este critério, o atual governador teria 22% dos votos, contra 7% de Jarbas. Os resultados se distribuem de forma semelhante em todas as regiões do Estado, com destaque para a região metropolitana Norte, onde Eduardo é citado espontaneamente como candidato preferido por 28% dos entrevistados. Na estimulada, a situação se repete, com Eduardo obtendo os maiores percentuais no Agreste (60%) e na Zona da Mata (65%).
A pesquisa, realizada entre os dias 3 a 10 de dezembro, ouviu mais de seis mil pernambucanos com mais de 16 anos. Além de prospectar os cenários para 2010, a pesquisa também mediu a aprovação do governo, cujo resultado foi publicado na edição de ontem da Folha de Pernambuco. A gestão é aprovada por 75% dos pernambucanos, dos quais 62% atribuem os conceitos de ótimo e bom ao governo.
Outros fatores consideráveis são os percentuais elevados de voto consolidado. Isso ocorre por força do alto grau de conhecimento dos principais candidatos, os quais têm conceito estabelecido. O voto em Eduardo Campos é o que se revela com maior consistência a esta altura. Nada menos de 49% dos eleitores consultados declaram que votarão nele, contra 34% de Jarbas.
O cenário nacional foi outro ponto analisado. Quando são vinculados aos apoios federais, Eduardo, apoiado por Lula, passa a ser preferido por 63% dos entrevistados, enquanto Jarbas, apoiado por Serra, cai para 27%. (Folha de Pernambuco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário