quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Senador Jarbas Vasconcelos solicita R$ 90 milhões para obras no HDM


O Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) apresentou uma emenda ao Congresso Nacional solicitando a alocação de recursos na ordem de R$ 90 milhões para aquisição de equipamentos, ampliação e modernização do Hospital Dom Malan em Petrolina. A emenda é resultado das reivindicações do Prefeito Julio Lóssio junto aos parlamentares pernambucanos no sentido de transformar a situação do HDM considerado uma das unidades mais importantes do Vale do São Francisco que realiza em média 600 intervenções maternas e atende a uma demanda de quase cinco mil crianças do Sertão de Pernambuco, de alguns municípios da Bahia, do Piauí e do Ceará. A solicitação do Senador Jarbas Vasconcelos deve entrar em processo de tramitação.

A iniciativa considera as dificuldades que o HDM enfrenta em seus 70 anos de existência, dentre elas, a falta de medicamentos e de materiais básicos, além da escassez de recursos humanos. Ocupando uma área central de Petrolina, a unidade passa a ser prioridade governamental, já que ela é responsável pela reestruturação da saúde do município e da região.

O HDM, que já foi assumido pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), hoje está sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Petrolina que procura soluções para torná-lo auto-suficiente. Para o Prefeito Julio Lóssio, a saúde tem sido uma de suas principais preocupações, desde que assumiu o governo. “Seria um ato irresponsável da minha parte entregar os destinos do Hospital Dom Malan ao Governo de Pernambuco, tendo em vista a situação das unidades administradas pelo estado. Não é uma crítica ao governador, mas ao modelo de gestão executado”, assegura.

Para o Prefeito é necessário que os recursos para atendimento de alta e média complexidades sejam descentralizados do Recife e melhor distribuídos para o interior, o que irá facilitar o atendimento nas unidades hospitalares. A recente parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Petrolina, Hospital de Traumas e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) é um exemplo de descentralização e compromisso com a saúde. Julio Lóssio afirmou que o próximo passo é repetir a estratégia no Hospital Dom Malan, que já está dando resultados no Traumas. A equipe da Univasf já está em fase de elaboração de um estudo sobre o Dom Malan, para descobrir quais são os maiores desafios a serem superados em pontos de vista diversificados para em seguida, preparar um prognóstico de recuperação da unidade.

Desde o mês de outubro deste ano, o Hospital Dom Malan em Petrolina conta com uma nova diretora administrativa: Maria Célia Liberato, que acredita na constituição da unidade como referência em atendimento a Mulher e a Criança. “Eu estou confiante de que nós vamos conseguir fazer desse hospital, um hospital materno infantil onde todos os usuários sejam atendidos com qualidade”, afirma.

O Projeto Amigas Solidárias é outro exemplo de iniciativa destinada ao HDM. Formado por voluntárias e lançado em setembro deste ano, o grupo trabalha na humanização dos serviços oferecidos pela unidade de saúde. A intenção é levar o amparo solidário na hora do sofrimento e dor.

(Alaíde Sena J./Menezes)

Nenhum comentário: