domingo, 18 de janeiro de 2009

“Maysa”: uma aula de moda anos 50, 60 e 70


Em apenas nove episódios da minissérie “Maysa - Quando Fala o Coração”, da Globo, a atriz Larissa Maciel desfilou mais de cem figurinos. A tarefa de contar a vida da cantora - sob o comando das figurinistas Marília Carneiro e Lúcia Dadário - acabou contendo uma aula sobre a moda dos anos 50, 60 e 70, dos vestidos de bolinhas das moças sonhadoras às túnicas de inspiração oriental dos tempos do amor livre.
Linda e forte, Maysa não chegou a ser ícone da moda. Da maquiagem, com certeza foi - porque era impossível ver aqueles olhos enormes, marcados, e não querer copiar. Mas ainda que não tenha lançado tendências, a cantora manteve guarda-roupa impecável. “Ela era muito elegante e ligada à moda, sim, mas muito mais clássica do que moderna”, explica Marília. “Todo mundo fala sobre a personalidade forte dela, doida, mas, externamente, nas roupas, ela não mostrava essa loucura.”Há 35 anos na Globo e notória lançadora de moda em novelas - foi ela que pôs Sônia Braga de sandálias de salto e meias de lurex em “Dancin’ Days”, em 1978 -, Marília teve dois meses para reconstruir Maysa como personagem por meio das roupas. “E o Jayme (Monjardim, o diretor) disse que estava bom demais, acredita?”, brinca ela, que conversou com a reportagem ao mesmo tempo em que fazia testes no figurino da atriz Flávia Alessandra, para a próxima novela das 7 da emissora, “Caras & Bocas”.
Ela explica que o resultado é uma mistura de pesquisa com, principalmente, o vasto acervo que Jayme Monjardim guardava sobre a mãe. “Normalmente, quando vou começar um trabalho, eu saio para fazer uma pesquisa. Mas, desta vez, o Jayme era a pesquisa em pessoa. Ele me deu fotos, filmes, bilhetes, revistas - estava armadérrimo de material.”


Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: