terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Espanha: sergipanos são liberados


Até quando o presidente Lula deixará que os brasileiros continuem sendo humilhados pela Espanha? Depois de ficarem detidos por 32 horas três sergipanos conseguiram entrar naquele país.
Se o presidente Lula tem índices de aprovação nunca vistos para um governo de seis anos de mandato, fora do Brasil suas ações são pífias e desajeitadas. Não consegue se firmar nem como líder da América do Sul, e, quando alguns países, fazem qualquer tipo de embargo com o Brasil, ao invés de defender o patrimônio nacional curvasse aos ditames dos seus parceiros que estão mais para neo-ditadores do que para “socialistas” como eles tentam proclamar pela imprensa.
Há um ano a sociedade brasileira vem sendo informada pela imprensa que a Espanha adotou uma política de barrar a todo custos os brasileiros. Logo a Espanha que tem um passado de lutas e revoluções pela igualdade social, mas que vem detento e humilhando brasileiros quase que semanalmente.
Quem assistiu os telejornais ontem, 26, viu que alguns brasileiros foram retidos no aeroporto de Madri e tiveram que retornar, mesmo com cursos para realizarem ou com familiares na Espanha. No telejornal Hoje, da rede Globo, uma senhora visivelmente traumatizada contou seu drama e toda humilhação. Mesmo com parentes na Espanha, não teve jeito. Os brasileiros ficam detidos em uma sala e têm direito a apenas água de três em três horas e uma alimentação chula.
Foram detidos de Sergipe, que este jornalista tem conhecimento, quatro pessoas. Uma delas, que fazia uma conexão para Dinamarca e neta de espanhóis, retornou imediatamente no domingo, mesmo com toda documentação correta. É filha de uma importante autoridade do Estado. Três deles, de uma mesma família, passaram 32 horas de agonia e só foram liberados para ficar na Espanha ontem à tarde. Mesmo com passagens de ida e volta, dinheiro e parentes naquele país, eles foram humilhados.
Se não fosse a intervenção da família em Sergipe, que desesperada procurou todos os meios legais os três teriam voltado. Graças ao apoio da OAB Nacional, comandada pelo sergipano César Britto e o assessor internacional da entidade, Walter Souza, os três sergipanos conseguiram ficar na Espanha. César Britto chegou a entrar em contato com o embaixador da Espanha no Brasil, para resolver o problema. A família dos sergipanos agradece o apoio fundamental da OAB Nacional neste episódio.
Porém, o trauma ficará. Para todos que ficaram retidos, conseguiram ficar ou retornaram ao Brasil. Até quando? Até quando o presidente Lula deixará que os brasileiros continuem sendo humilhados pela Espanha? Ou será que o Brasil só serve para exportar jogadores para aquele país ou para que as empresas espanholas nas áreas das telecomunicações comprem tudo no Brasil explorando uma mão-de-obra barata e com qualidade?
É preciso que a OAB Nacional e outras entidades ligadas aos direitos humanos tomem providencias e exijam uma posição firme do governo brasileiro. Chega de humilhação e desrespeito com os brasileiros. Uma pergunta: será que Lula, se não fosse presidente e fosse apenas um mero líder sindical não seria retido também na Espanha? Acorda presidente! Desça do seu aero Lula e exija dos espanhóis respeito aos brasileiros.


Claúdio Nunes do Portal Infonet/Sergipe

Nenhum comentário: