quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Obama vai fechar prisão em Cuba


A administração do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, preparou um projeto para o fechamento da prisão da base naval da Baía de Guantánamo (Cuba) em 12 meses. Mais cedo, Obama deu ordens para a suspensão de julgamentos de seis acusados de terrorismo na prisão da base, uma das primeiras medidas do seu governo. O rascunho da ordem, o qual foi obtido pela Associated Press, deverá declarar o fechamento da prisão em 12 meses, mas ainda não está claro quando Obama assinará a ordem. Atualmente, a prisão tem 245 detentos.
Fechar a prisão da base em Cuba “fortalecerá a segurança nacional e os interesses da política externa dos Estados Unidos e da Justiça”, diz o texto preparado para assinatura do presidente. Alguns dos detentos em Guantánamo serão libertados e outros serão retirados da base em Cuba e levados para outros lugares para serem julgados sob acusações que ainda serão feitas.
O Pentágono informou ontem que conduzirá uma revisão abrangente dos procedimentos e políticas de detenção dos prisioneiros mantidos na Baía de Guantánamo. Sob ordens de Obama, o secretário de Defesa, Robert Gates, ordenou aos promotores militares que busquem uma suspensão de 120 dias nos julgamentos em Guantánamo, enquanto o departamento conduz sua revisão, disse um porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman.
Um juiz militar em Guantánamo suspendeu o julgamento de cinco acusados de participarem dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 contra os EUA. Mais cedo, outro juiz suspendeu o julgamento de um canadense acusado de matar um soldado norte-americano em 2002.
O porta-voz disse que o departamento espera que a Casa Branca forneça em breve “mais orientação para uma revisão mais ampla e abrangente das políticas e procedimentos relacionados às atividades de detenção em Guantánamo”.
Mais cedo, um juiz militar concordou com o pedido do presidente Obama para suspender o julgamento por crimes de guerra do canadense Omar Khadr. Foi a primeira de uma série de suspensões buscadas pela administração Obama, em sua revisão dos métodos legais utilizados para se processar suspeitos de terrorismo.
A ordem por escrito foi divulgada ontem, em relação ao caso de Khadr. Ele é acusado de matar um soldado norte-americano com uma granada no Afeganistão, em 2002. O coronel do Exército dos EUA Patrick Parrish, o juiz do caso, firmou uma ordem escrita garantindo uma suspensão de 120 dias no caso.


Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: