quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Nutricionista luta contra infecção

Jovem de 23 anos, diabética, teve parte dos dedos das mãos e pés amputados por falta de oxigenação nas extremidades dos membros
Uma família mineira vive drama semelhante ao da modelo capixaba Mariana Bridi, de 20 anos, que morreu na última semana vítima de infecção bacteriana. Familiares da nutricionista Aline Winkler Borges, de 23, estão apreensivos com o estado de saúde dela, internada no Hospital Felício Rocho desde o dia 30 dezembro. Devido à falta de oxigenação nas extremidades do corpo, Aline foi submetida a uma cirurgia para a amputação de parte dos dedos das mãos e pés. De acordo com o boletim médico, informado pela assessoria de comunicação do hospital, a nutricionista sofre de infecção causada pela bactéria Legionella spp.
Familiares contaram que ela deu entrada no Felício Rocho com fortes dores abdominais no dia 30 de dezembro. "Ela se preparava para o revèillon e, de repente, começou a sentir as dores. A bactéria se instalou primeiramente no pulmão e, por isso, o primeiro diagnóstico informado foi pneumonia. Mas pouco tempo depois ela teve parada cardíaca e entrou emcoma induzido. Em 48 horas, sofreu falência de órgãos. No último domingo, ela passou por uma cirurgia e, desde então, responde bem à medicação", informou uma tia que pediu anonimato.
A tia contou que Aline não sentiu dores nos dias anteriores e estava aparentemente bem. "Ela passou o Natal muito bem, estava andando perfeitamente e no penúltimo dia do ano reclamou das dores. Na última conversa que tive com ela, Aline sabia da cirurgia e disse que quer apenas sobreviver. Percebemos que os sintomas de Aline são semelhante aos da modelo capixaba, mas não sei a relação com as bactérias"
"Ela ainda está em estado grave. Mas responde bem aos antibióticos", afirmou o pai, Márcio da Costa Borges.
Em nota, o hospital informou que o quadro da paciente é estável, no entanto de alto risco. Os rins de Aline voltaram funcionar e a nutricionista está consciente. "Ela permanece no Centro de Terapia Intesiva (CTI). O tipo sanguíneo de Aline é O negativo e ela precisa de reposição de hemáceas", acrescenta. O hospital informouque diferentemente de Aline, a modelo capixaba foi infectada pelas bactérias pseudomonas e estafilococos.
Atendimento - A infectologista Maria Eugênia Didier disse que a paciente só permaneceu com vida e apresenta um quadro que agora é considerado estável por conta do tratamento. "A paciente, que é diabética, chegou ao hospital com um estado delicado onde foi constatada a bactéria Legionella spp, comum em pneumonias. Ela recebeu altas doses de medicamentos vaso construtores para manter a pressão sanguínea em níveis aceitáveis", explicou.
Ainda segundo a médica, a amputação de parte dos membros não se deve exclusivamente ao fato de a paciente ter ficado em coma induzido. "Ela já chegou ao hospital com uma inflamação muito importante, além de agravamento inflamatório no quadro séptico, como a coagulação intravascular disseminada. Por isso, foi necessária a realização da amputação", finalizou.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: