quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Encontro de Julio Lóssio e Eduardo Campos traz bons resultados para Petrolina


O prefeito de Petrolina Julio Lossio (PMDB) acompanhado do Secretário Municipal de Irrigação Newton Matsumoto deixaram, na última quarta (21), o Palácio do Campo das Princesas, em Recife, satisfeitos com a postura assumida pelo governador Eduardo Campos (PSB) no enfrentamento dos efeitos da crise mundial no Vale do São Francisco, uma vez que 40 mil trabalhadores já perderam seus empregos nas fazendas produtoras de frutas da região.
Para minimizar os efeitos da crise, que vem desempregando muitos agricultores da região, algumas alternativas foram apresentadas pelo governador que prometeu dar carga total nas obras do Governo do Estado na cidade do sertão pernambucano. “Queremos gerar empregos nas obras públicas para que estes trabalhadores não fiquem parados neste primeiro instante”, justificou o governador.
Segundo ele, serão priorizadas obras públicas, como: reformas das escolas, estradas e do Estádio Municipal Paulo de Sousa Coelho. Essas medidas emergenciais garantirão, também, a empregabilidade e a geração de renda, necessárias para o primeiro semestre deste ano.
Ao conversar sobre a criação de uma linha de crédito emergencial nos bancos oficiais, Eduardo acenou ao prefeito de Petrolina a possibilidade de implantar uma ação semelhante ao Programa Chapéu de Palha (do governo do Estado que adota medidas para combater o desemprego em massa na região) e se comprometeu em levar ao Governo Federal a proposta de criar um seguro-desemprego para os agricultores contratados como trabalhadores temporários. "Precisamos apresentar ao Governo Federal os números exatos (das perdas de postos de trabalho), não só de Petrolina, mas de Lagoa Grande, Santa Maria e Bahia que também está se esforçando em fazer isso. Isso vai ser feito com envolvimento da prefeitura, técnicos do governo, iniciativa privada e sindicatos", resumiu.
Na oportunidade, Lóssio também solicitou a realização das ações de infraestruturantes, previstas para Petrolina este ano, ainda no primeiro semestre. "O município já teve reduções no ISS e no IPTU, além de aumento no número de pedintes nas ruas e nos índices de violência, coisa que nunca houve por lá. Não nos resta alternativa se não enfrentar esses problemas", afirmou o prefeito Júlio Lóssio.
O prefeito agradeceu a atenção dispensada pelo governador. "O nosso pleito é que o Governo do Estado e a Prefeitura possam concentrar todos os recursos de infraestrutura no primeiro semestre. Estou muito feliz com a receptividade e a preocupação do governador Eduardo Campos com a região do São Francisco", completou Julio Lossio.
A próxima reunião entre Eduardo e Lóssio será no próximo 10 de fevereiro, com a presença de empresários, trabalhadores, sindicatos e as autoridades municipais, estaduais e federais. O encontro será para discutir propostas e planejar a execução das ações.

Nenhum comentário: