quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sebrae orienta gratuitamente comerciantes e novos empreendedores


Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (21), o analista do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) deu dicas de como dar início a um negócio. “As pessoas nos procuram querendo sabe que negócio dá dinheiro, mas não existe isso. A questão não é a atividade, mas como a pessoa a administra”, afirmou.
Para ele, o primeiro passo para um grande negócio, é seguir a risca as orientações da instituição. “É muito comum alguém ter habilidade, e não saber ainda que aquele é o início de um empreendimento, desde que seja bem orientado”, disse.
De acordo com ele, para começar é preciso pôr as idéias no papel. “É preciso fazer o que a gente chama de um plano de negócio, para prever o que vai acontecer: o público consumidor, o faturamento, o retorno, como realizar as atividades”, explicou.
Algumas práticas incorretas, segundo o analista, podem impedir o crescimento do negócio. “É normal as pessoas confundirem o apurado com o lucro, misturar as despesas pessoais com as da empresa”, disse. “Essa prática tem que ser abolida, porque leva as empresas a resultados negativos”.
Pouco capital também não é desculpa para deixar de investir. “Um estudo das Nações Unidas mostra que boa parte das empresas que são bem sucedidas atualmente iniciou, literalmente, em um fundo de quintal”, afirmou. “Se a pessoa faz o controle, a empresa pode crescer”.
Nem a crise financeira internacional atrapalha os pequenos negócios. “Um empreendimento de pequeno porte é independente do momento e se comporta de maneira distinta no mercado”, explicou Cavalcante. “Hoje recebemos um grande número de pessoas no Sebrae que identificaram oportunidades a partir de problemas”.
Além da orientação burocrática, o Sebrae oferece, ainda, orientações de tomada de empréstimo. “Apesar do Sebrae não ser um banco, nós orientamos as melhores formas de renda e financiamento”, disse o analista.
O serviço de orientação é oferecido gratuitamente pelo Sebrae de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e pode ser coletivo ou individual. O agendamento com um dos consultores da instituição pode ser feito pelo 0800-570-0800 também de segunda a sexta, das 8h às 20h.
da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: