sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Petrolina cria a segunda Secretaria de Serviços Públicos e Acessibilidade do Brasil


Em Petrolina está em pleno vapor a Secretaria de Serviços Públicos e Acessibilidade. Segunda em todo país e primeira do estado. Criada para possibilitar o acesso às pessoas com deficiências físicas conforme determina a lei federal 5.296, conhecida como Lei de Acessibilidade, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2004, o setor vai trabalhar para garantir o direito de ir e vir de todos, independente da condição física.
De acordo com o Assessor Especial de Acessibilidade, Marcos Souza Conceição, que tem deficiência física, a Secretaria irá trabalhar junto às pastas de Saúde, Educação, Infra-estrutura, Assistência Social e Transportes, com objetivo de implantar projetos de inclusão.
“Vamos trabalhar juntos nessa luta para buscarmos soluções emergências contra as limitações geradas pela falta de acessibilidade. Primeiro vou conversar com Nelson Minussi Filho, secretário de Infra-estrura e o diretor presidente da EPTTC (Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo) Marcelo Cavalcanti Ramos, de modo a construirmos plataformas hidráulicas na cidade para que os únicos cinco ônibus que dispõem de elevadores hidráulicos possam voltar a funcionar. Iremos também sanar a falta de rampas equiparadas à faixa de pedestres, elevadores, pisos sem rebaixamento e com obstáculos, rampas com inclinação e espaços inadequados”, afirmou.
Outra meta do assessor é reestruturar o Projeto de Educação Inclusiva, ampliar ações que garantam o acesso à permanência e aprendizagem dos alunos com deficiências. Na aérea da Saúde, será ampliada a quantidade de atendimentos no Centro Auditivo Municipal para que todas as pessoas com deficiências tenham acesso aos serviços de maneira fácil, sem que haja constrangimentos, garantiu Marcos.
“Trabalharemos com estrutura descentralizada, ou seja, teremos um coordenador de educação inclusiva responsável pelo setor; uma câmara da deficiência visual para discutir sobre o atendimento de alunos com cegueira ou baixa visão; capacitar professores que recebem alunos em salas regulares e formar uma câmara da deficiência mental e múltiplas deficiências” declarou.
A Secretaria de Serviços Públicos e Acessibilidade de Petrolina também implantará programas de inclusão social para pessoas com deficiências, removerá barreiras arquitetônicas dos equipamentos públicos e privados de uso comum, incluindo a permanência dos alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino. As pessoas com deficiências serão inseridas nos programas de saúde pública, além da criação de um plano diretor de acessibilidade participativo que coordenará todas as ações, programas e projetos para pessoas com deficiências do município.

Nenhum comentário: