sábado, 24 de janeiro de 2009

“Lula” bagunça a vida de Garanhuns




  1. Calor: Glória Pires retoca a maquigem entre as cenas

O filme é baseado no livro homônimo, escrito pela jornalista Denise Paraná. Ela também fez questão de vir ao Agreste conhecer a realidade da região e fotografou quantas cenas pode. “Pra mim é um sonho que se realiza. Esperei 18 anos para ver a história contada no livro virar cinema”, conta. Denise disse que contou com o apoio total do presidente para escrever a obra. “Eu era assessora de Lula, logo quando ele perdeu as eleições para Collor. E resolvi escrever o livro, porque vi que toda a realidade do Brasil estava representada na família dele. Até o nome Silva”, lembra. Segundo ela, Lula só aceitou colaborar com a obra porque a proposta era mostrar como ele conseguiu se transformar no personagem que é hoje, sem a finalidade de fazer uma propaganda eleitoral.
Trajetória de Lula à parte, a presença da atriz Glória Pires também foi uma sensação na região. Fãs procuravam por autógrafos o tempo inteiro no hotel onde ela estava hospedada em Garanhuns e, quando não conseguiam, arriscavam ir até o set de gravações, que foi aberto à imprensa na quinta-feira. Para que as gravações não ficassem sendo interrompidas, a produção contou com o apoio da Polícia Militar, que bloqueou o acesso dos curiosos. Durante um dos intervalos, Glória conversou com jornalistas rapidamente. Para ela, interpretar Dona Lindu, é motivo de orgulho. “Ela é o símbolo de mulheres heroínas. Dona Lindu era do tipo que tem que dar conta de criar seus filhos com tantas dificuldades. E aceitei participar do filme porque a proposta é mostrar um exemplo de vida sem nenhum tipo de aspecto partidário”, disse Glória, que atualmente está nas telas da sétima arte com o filme “Se eu fosse você 2”. Sempre que tinha oportunidade ela acenava para os fãs que ficavam de longe, acompanhando as gravações.
Sorte mesmo teve quem foi chamado para atuar no filme, quer seja na figuração ou na mão de obra. A costureira Fátima da Silva, teve o prazer de tirar fotografias ao lado da atriz, que admira há vários anos. “Eu sempre tive vontade de falar com ela pessoalmente, mas achava que nunca iria conseguir. Graças a Deus entrei aqui e fiz uma roupa que foi vestida por ela”, vibrou. “A foto eu vou colocar num quadro”, completou.
O ator que vai interpretar Lula na fase adulta Rui Ricardo Dias, também acompanhou o primeiro dia das gravações, para vivenciar um pouco da realidade nordestina. “Preciso me familiarizar com a situação e me preparar emocionalmente também”, disse, demonstrando estar muito empolgado com a tarefa. Para o diretor do filme, Fábio Barreto, a ideia do projeto é mostrar à população brasileira o lado humano que existe dentro da família. “Não poderia ser diferente. A história da família de Lula é a história de uma família que conseguiu superar as dificuldades impostas pela vida”, disse.


Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: