Silenciosas, as doenças renais crônicas atingem mais de 500 milhões de pessoas em todo o globo. No Brasil, são cerca de 2 milhões de doentes, dos quais, segundo estimativas da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), 60% não sabem que têm o problema. Nos casos mais graves, as complicações nos rins podem levar a perda do órgão e até à morte.
Diante do aumento da ocorrência, a Sociedade Mundial de Nefrologia, criou em 2005, o Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira de março, que este ano corresponde ao dia 11. Para comemorar esta data, a Unimed Vale do São Francisco e a Clínica do Rim ocuparam os corredores do River Shopping, em Petrolina durante esta sexta-feira(12) com o objetivo de conscientizar a população da importância da prevenção e do tratamento das doenças renais. Profissionais a exemplo de enfermeiras, nutricionistas e psicólogas se revezaram desde às 8h da manhã até às 21h, orientando sobre o que as pessoas precisam saber sobre uma doença renal.
Os rins são órgãos fundamentais para a qualidade de vida, pois regulam a pressão, filtram o sangue, eliminam as toxinas do corpo, controlam a quantidade de sal e água, produzem hormônios importantes para evitar a anemia e as doenças ósseas e eliminam excessos de medicamentos e outras substâncias ingeridas.(CLAS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário