terça-feira, 30 de março de 2010

Pré-candidata ataca FHC e destaca herança

BRASÍLIA (Folhapress) - Estrela do lançamento do PAC 2, a pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), disse ontem que o programa será uma “herança bendita’’ deixada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu sucessor. Dilma adotou discurso de pré-candidata para exaltar os benefícios do PAC, programa que será uma de suas principais plataformas de campanha na corrida presidencial. “Eu acredito que o PAC é uma herança bendita que nós vamos deixar para quem venha suceder o nosso governo, com planejamento, projetos, recursos ao orçamento’’, afirmou.

Ao criticar governos anteriores, especialmente a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma disse que a gestão petista priorizou a população de baixa renda do país. A ministra listou uma série de ações do governo Lula que, na sua opinião, foram “muito diferentes do passado recente’’ encontrado no Brasil - numa comparação direta com a gestão tucana que promete marcar a disputa nas eleições de outubro. “Solucionar os gargalos do Brasil foi desde sempre uma das principais metas do PAC. O descaso que encontramos era tamanho que a missão que temos pela frente é ainda colossal. Avançamos muito, mas nos impusemos agora o desafio de avançar ainda mais, deixando projetos concretos para o governo’’, afirmou.

Dilma citou os recursos destinados por governos anteriores para a população de baixa-renda ao exaltar a gestão petista. Ela lembrou do racionamento de energia realizado no país durante a gestão FHC ao afirmar que não há riscos de futuros problemas no setor. “Energia não vai nos faltar, o PAC energia foi pensado para isso. O Brasil vai continuar a ser um exemplo para o mundo. Vamos deixar no passado os fantasmas de racionamento’’, afirmou.

Segundo Dilma, o Governo Federal não olhou “cor partidária’’ ao repassar recursos selecionados para o PAC - e vai seguir a mesma regra do PAC 2. “Todos os governadores, todos os prefeitos, foram tratados indistintamente de forma republicana, como parceiros iguais. Isso foi um formidável estímulo para que Estados e municípios recuperassem sua capacidade de planejar e executar.’

Nenhum comentário: