segunda-feira, 22 de março de 2010

PSDB trabalha para Serra crescer no Nordeste

Meta do partido é evitar que Dilma abra uma grande vantagem
Bruna Serra - Especial para a Folha e Renata Bezerra de Melo

Se o maior desafio do PT, na corrida sucessória de 2010, é conseguir fazer vitoriosa a ministra Dilma Rousseff em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, para o PSDB o trabalho será em todo Nordeste. Isso porque a popularidade do presidente Lula (PT), cabo eleitoral da petista, na Região, ultrapassa a casa dos 80%. Na tentativa de não amargar uma derrota esmagadora, a exemplo de 2006, quando o candidato tucano Geraldo Alckmin teve apenas 25% dos votos no Nordeste, o PSDB já está trabalhando estratégias específicas para cada um dos nove estados.

O otimismo tucano aponta que o cenário atual é melhor do que na disputa anterior. De acordo com o presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra, com José Serra no páreo, a disputa será acirrada. “Ninguém terá a votação de Lula, nem no Nordeste, nem no Brasil, nem no mundo. Mas não há sentido imaginar que Serra terá apenas os 25% que Geraldo obteve”, disparou o dirigente.

Nas atuais projeções do partido, Serra tem vitória nos estados de Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte. Empata tecnicamente com a petista em Pernambuco e na Paraíba, perdendo apenas na Bahia e no Piauí. No Ceará, o primeiro lugar é do deputado federal Ciro Gomes (PSB), ainda colocado na disputa presidencial, e o governador paulista aparece na segunda posição.

Responsável por cooptar militantes e lideranças que ajudem no convencimento do eleitorado, o presidente do Instituto Teotônio Vilela, André Régis, coordena um dos principais projetos do partido, que começou em Pernambuco, ganhou o Nordeste a agora está sendo implementado em todo Brasil. Trata-se do Comunicar 45, que capacita filiados para o debate político. A idéia é dar aos simpatizantes da legenda argumentos para defender o PSDB e a candidatura de José Serra.

“Divulgamos as realizações e a proposta do partido, relembrando as ações dos oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso como a Plano Real e os programas sociais que deram origem ao Bolsa Família”, disse Régis. No Comunicar 45 uma extensa biografia de José Serra também é apresentada nas palestras.

Nenhum comentário: