quarta-feira, 31 de março de 2010

Hospital de Urgências e Traumas/Univasf incentiva a doação de órgãos


Através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes - CIHDOTT, o Hospital de Urgências e Traumas/Univasf, incentiva a doação de órgãos em parceria com a Central de Notificação, Captação e Distribuição do Estado de Pernambuco - CNCDO.

A Coordenadora da Central de Transplantes/Regional Petrolina, Dra. Lilian Gondim, explica que uma equipe formada por médicos, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais, faz todo o acompanhamento junto às famílias para que as doações aconteçam. “Trabalhamos para conscientizar a população sobre a importância da doação. A abordagem junto aos familiares é um dos momentos mais delicados, por isso é muito importante que o paciente tenha expressado a família, o desejo de ser um doador de órgãos”, ressalta.

Ela explica também que a abordagem só deve ser feita seguindo os preceitos da resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1480/97 e pelas Leis Federais nº 9.434 e nº 10.211


Após a captação, os órgãos são enviados para os Hospitais Credenciados na cidade do Recife-PE, para a realização dos transplantes em pacientes que aguardam na lista de espera. As córneas são transplantadas em Petrolina, pela Fundação Banco de Olhos. De 2001 a 2009, 374 transplantes de córneas foram realizados em Petrolina.
Dados da central de transplantes do Estado também mostram que 3.250 pessoas aguardam na fila por um transplante.

No HUT/Univasf, atualmente 4 técnicas de enfermagem integram a equipe, que realiza um trabalho de sensibilização e conscientização junto às famílias. Como regra, a identidade dos receptores é mantida em sigilo.

A Central de Transplantes Regional Vale do São Francisco, fica no Hospital de Urgências e Traumas/Univasf e funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.O telefone para contato é (87) 2101-6520. O contato com a Central de Transplantes de Pernambuco que fica no Recife é o 0800-281-2185.

Emanuela Teixeira
Assessoria de Comunicação - FEMSAÚDE

Foto:Josélia Maria (Praça de Alimentação do HUT)


Nenhum comentário: