sábado, 27 de março de 2010

Bem no meio da polêmica com Eletrobras, Chesf se prepara para instalar usina hidrelétrica em Pernambuco


O governo de Pernambuco instala uma Central de Informações no município de Santa Maria da Boa Vista, onde será implantada a Hidrelétrica Riacho Seco.

A solenidade de inauguração foi conduzida pelo diretor de Engenharia e Construção da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf, José Ailton de Lima, que, na ocasião, fez o primeiro contato da Chesf com a sociedade civil e representantes dos poderes constituídos do município.

A Central, que comportará engenheiros e técnicos da Chesf, deve oferecer suporte para a população local, prestando esclarecimentos à população sobre a instalação da barragem.

“Mesmo atingindo um percentual muito pequeno da área geográfica da cidade é importante haver esse trabalho de orientação à comunidade, o que facilitará a elaboração dos estudos socioeconômicos, para identificação e adensamento das cadeias produtivas, promoção e monitoramento das parcerias governamentais e com entidades da sociedade civil, articulação de negócios e acompanhamento da própria implantação da Usina”, afirmou Alberto Galvão.

“O próximo passo agora é lançar o edital para contratação de uma empresa pelos estudos dos impactos sócio-ambientais, que deverá acontecer ainda em abril”, concluiu.

Com um investimento de R$ 1,5 bilhão, o governo federal elaborou o projeto partindo da previsão que o Brasil arrebatará um crescimento de 5% a partir de 2010, o que implica em um aumento no consumo de energia, tornando-se adequado garantir a oferta.

O leilão do Governo Federal para a compra de energia hidráulica, que precede a construção da Usina, deverá acontecer ainda neste primeiro semestre, enquanto as obras estão previstas para iniciar em 2011, com perspectiva de que até 2014 esteja em funcionamento.(Blog do Jamildo)

Foto:Google

Nenhum comentário: