quinta-feira, 25 de março de 2010

Prefeitura prepara documentos para agilizar construção de casas no Pedra Linda


A Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente(Superintendência de Habitação), está agilizando a documentação que será apresentada à Caixa Econômica Federal para a construção de 100 casas no Bairro Pedra Linda em Petrolina. Os recursos, no valor de R$ 2.590 (dois milhões quinhentos e noventa mil), virão do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Institucional – FNHIS, através da parceria entre a Prefeitura Municipal, Habitat para a Humanidade(HPH/Brasil) e Ministério das Cidades/Caixa do Governo Federal. A HABITAT, uma organização global não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como causa a promoção da moradia como um direito humano fundamental e integra a rede internacional Habitat for Humanity (HFH), presente em mais de 90 países.

De acordo com o Superintendente Ednaldo Lima, a prefeitura está providenciando a licença ambiental, certidão da área entre outros. A apresentação dos documentos será feita no próximo dia nove de abril na sede da Caixa Econômica Federal em Caruaru. “Na última sexta feira uma equipe de engenharia da Caixa já esteve no local de construção das casas avaliando a área”, ressaltou.

Para o Superintendente, as primeiras 404 casas do programa Minha Casa Minha Vida já estão num estágio avançado de construção na área próximo ao bairro Antonio Cassimiro. E a construtora responsável já iniciou os trabalhos para a construção dos 992 apartamentos que serão erguidas na mesma área, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

Outro projeto que vai fortalecer o programa habitacional da prefeitura, segundo Lima é o “Imóvel na Planta” que irá beneficiar famílias com renda a partir R$ 1000 mil. A Caixa Econômica Federal fez uma reunião ontem (23) às 14 horas no auditório da Biblioteca Municipal quando o projeto foi apresentado. “No próximo mês a Caixa fará um feirão de imóveis em Petrolina e é uma oportunidade para que mais famílias em Petrolina possam adquirir imóveis. Mas como todo projeto habitacional, a prefeitura é consultada, já que há interesse social na iniciativa, por isso estamos atentos em estimular as parcerias que sejam do interesse da população”, afirmou.

Ednaldo Lima explicou também que uma das grandes novidades dos projetos habitacionais no município foram os novos critérios na implantação de programas de moradia em que o executivo municipal precisa pensar em tudo para salvaguardar a credibilidade das ações. “Essa foi uma determinação do prefeito Julio Lóssio (PMDB), para que adotássemos procedimentos claros, atualizados, seguros e dentro das normas legais que modernizem e beneficiem o perímetro urbano e concorram para a satisfação da comunidade”, frisou.

Nenhum comentário: