terça-feira, 23 de março de 2010

Petrolina é referência em estacionamento e emissão de cartões para idosos e deficientes

Atendendo a resolução de dezembro de 2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a prefeitura de Petrolina, através da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), iniciou em janeiro do ano passado a campanha de educação no trânsito para a delimitação das vagas de estacionamento para idosos e deficientes físicos, além da emissão dos cartões de estacionamento. Os agentes de trânsito e a polícia militar estão fiscalizando e multando os condutores que estacionam indevidamente nas vagas para idosos e deficientes físicos, por isso os motoristas preferenciais necessitam solicitar com urgência o cartão, que deve ser exposto nos veículos estacionados para evitar multas.

Segundo o gerente de Planejamento, Estatística e Sinalização, Abner de Oliveira Vasconcelos, Petrolina foi a primeira cidade pernambucana a emitir os cartões das vagas preferenciais. Além disso, as vagas atendem às todas as normas internacionais. Pelo trabalho que a EPTTC vem desenvolvendo nesta área, a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Simirames Graça de Queiroz Lima, solicitou a EPTTC o modelo utilizado na cidade para servir como referência para as demais cidades. Ainda segundo o gerente, o órgão destinou 6,5% das vagas de estacionamento para idosos e 4,5% para deficientes. “Petrolina ultrapassou a cota nacional que sugere que 2% das vagas sejam destinadas para deficientes físicos e 5% para idosos”, assegurou Abner Oliveira.


EMISSÃO DE CARTÕES PREFERENCIAIS

Os cartões preferenciais para idosos e deficientes físicos podem ser emitidos na EPTTC, e são necessários os seguintes documentos:

Para os portadores de deficiência são necessárias as originais e xérox dos seguintes documentos:

*Carteira de identidade (RG);
*CPF;
*Comprovante de residência atualizado;
*Laudo médico.

Já para a emissão de cartões para os idosos são necessários somente xérox e originais:

*RG;
*CPF;
*Comprovante de residência atualizado.

Nenhum comentário: