quinta-feira, 18 de março de 2010

Projeto Mamãe Consciente discute parto humanizado


Cerca de 30 pessoas, entre gestantes e maridos participaram na última quarta-feira (17), no auditório Dr. Alírio Brandão da Unimed Vale do São Francisco, de uma palestra sobre o tema Humanização no Parto. O evento, que faz parte do projeto Mamãe Consciente – edição 2010, foi apresentado pelo médico sanitarista Keiller Chaves Vasconcelos e chamou a atenção dos participantes, principalmente pelos benefícios que faz um parto, quando é feito de forma natural, sem a frieza tecnológica da hospitalização.

Segundo o palestrante, com a toda a tecnologia atual e a hospitalização do parto, cerca de 98 % dos nascimentos são em hospitais com aquela frieza e aquele ambiente, que não é adequado muitas vezes à gestante, que nunca esteve neste hospital onde ela vai ganhar o seu bebê . “ O parto é feito, muitas vezes, com aquelas pessoas que normalmente a gestante não conhece; uma técnica em enfermagem,uma enfermeira,uma recepcionista. Isso funciona de uma maneira terrível na gestante de uma rede pública,na maioria dos casos, ela vai ganhar o seu bebê com um médico que ela nunca nem viu. Fez o pré-natal em um posto de saúde com um médico que não é ele que vai fazer o seu parto”, alertou.

Keiller Chaves também falou dos casos em que as gestantes possuem plano de saúde. “ A futura mamãe que tem o amparo de um plano de saúde, faz o seu pré-natal e vem ganhar o bebê com o mesmo médico então ameniza aquele choque de uma pessoa estranha fazendo seu parto .Na medicina privada ou de plano de saúde a quantidade de cesárea é muito grande e tem aquela questão da comodidade médica, a questão de vagas. Um parto mais natural, mais humanizado é melhor pra gestante e para seu concepto”, concluiu.

Segundo a Gerente de RH da Unimed VSF, Jucélia Almeida, o Projeto Mamãe Consciente cresceu muito nesta edição 2010, se estendendo para as comunidades dos bairros mais populosos da região. “ Continuaremos a oferta do serviço às gestantes unimedianas aqui em nossa sede. E para o atendimento nos bairros, começamos na semana passada no João de Deus, com uma série de palestras, envolvendo a participação de médicos, psicólogos, enfermeiras e nutricionistas. O resultado foi fantástico com a presença de um grande número de gestantes. O passo seguinte será uma ação semelhante também na periferia de Juazeiro-BA”, anunciou.


CLAS/Jornalista Carlos Laerte

Nenhum comentário: