sábado, 20 de março de 2010

Dia do Artesão: Prefeitura de Petrolina anuncia melhorias para a oficina dos artesãos em Petrolina


Pensando em prestigiar o artesão no seu dia, 19 de março, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Administração, anunciou, nesta sexta-feira, melhorias na infraestrutura da oficina Mestre Quincas e mais a implantação de um site para aumentar e ampliar as vendas fora da cidade, além da criação e consolidação de uma feira de artesanato no município.

É certo que os artesãos são pessoas premiadas por um dom especial. Eles são, antes de tudo, artistas operários, que participam de todo o processo do trabalho, até da comercialização, cujo resultado será para manter a si e a sua família.

Hoje, o artesanato tem o conceito mundial de arte popular e é considerado o patrimônio cultural de uma nação. Em Petrolina esse patrimônio pode ser identificado na Oficina dos Artesãos Mestre Quincas que abriga uma grande diversidade de artesãos que trabalham com afinco e dedicação as suas artes.

O artesão Roque Santeiro é um exemplo, dessa diversidade, seu nome artístico é fruto de seu trabalho em arte sacra. “Meu nome é Roque, mas todos me conhecem por Roque Santeiro devido as minhas peças serem mais direcionadas ao sacro. São 35 anos dedicados ao artesanato no inicio fazia carrancas, no entanto, queria crescer e ampliar meus horizontes, daí comecei a fazer esculturas sacras que hoje é o meu forte. Se pudesse nunca repetia uma escultura todas seriam exclusivas”, expôs.

Quando questionado se Petrolina é uma fonte propicia para o artesanato, Roque Santeiro foi rápido na sua declaração. “Lá fora somos prestigiados. Petrolina é bem conhecida pelo artesanato que demonstramos e comercializamos nas feiras, aqui na sede precisamos de mais visibilidade, mais ter um ponto como a oficina de artesão já é uma vitória. Agora com o site tenho certeza que nosso trabalho será ainda mais reconhecido”, concluiu.

Lidiane Souza

Foto: Joselito Tavares

Nenhum comentário: