quarta-feira, 6 de maio de 2009

Secretaria realiza capacitação sobre câncer bucal para equipes de saúde bucal de Petrolina


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Petrolina realiza nesta quinta-feira (07) uma capacitação sobre câncer de boca para as equipes de saúde bucal. Cerca de 140 profissionais entre cirurgiões dentistas e Auxiliares de Consultório Dentário (ACD) serão preparados para a campanha de detecção precoce da doença, que será realizada pelo município no período de 01 a 05 de junho em todas unidades odontológicas da rede. O evento será realizado das 08 às 12 horas no auditório Florêncio Barros, no Centro de Convenções.
De acordo com a coordenadora de saúde bucal, Lúcia Giesta Soares, o patologista e cirurgião buco maxilo, José Ricardo Dias vai conduzir a capacitação, que está sendo realizada em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Conselho Regional de Odontologia (CRO). “Com a qualificação, vamos detectar mais e melhor as lesões no dia a dia”, frisa, destacando que informações sobre as lesões na cavidade oral e o auto-exame serão amplamente divulgados durante a mobilização.
A coordenadora explica que no Brasil são detectados por ano cerca de 14 mil casos de câncer bucal e um dos maiores fatores de risco é o fumo, que segundo Lúcia, é responsável por cerca de 90% dos casos. “O Dia Internacional de Combate ao Fumo, que é lembrado em 31 de maio, será um grande gancho para a nossa campanha. Vale lembrar também que o álcool e a irradiação solar também são fatores de risco para a doença”, completa.
O Câncer bucal é um sério problema de saúde pública e representa a nona maior incidência no Brasil. A prevenção da doença adquire grande relevância em saúde pública, principalmente, se for considerada a abordagem preventiva, pois a boca favorece o fácil acesso visual e, além disso, é possível esclarecer a população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco fortemente associados ao desenvolvimento do câncer.


CEO retoma atendimentos

A prevenção do câncer bucal é uma das especialidades atendidas pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Petrolina, que retomou às atividades na última segunda-feira (04). De acordo com Lúcia Giesta, cerca de 30 pessoas estão sendo atendidas por período (manhã e tarde). Oito profissionais atuam no centro em especialidades como cirurgias, canal (endodontia), tratamento de gengiva (periodontia), dentre outros.
Os atendimentos estão sendo realizados das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Segundo a coordenadora de saúde bucal, a partir de segunda-feira (11) quatro profissionais começarão a atender no período noturno. De acordo com Lúcia, a intenção é suprir a demanda de trabalhadores que trabalham durante o dia e só têm condições de ir ao dentista a noite.

Nenhum comentário: