sexta-feira, 29 de maio de 2009

Buscas por vítimas de rompimento de barreira no Piauí continuam


Mais três helicópteros chegam a Cocal, no Piauí, para reforçar as buscas e ajudar no resgate de vítimas do rompimento da barragem de Algodões, a cerca de 260 km de Teresina. Os 50 bilhões de litros d'água que formaram a enxurrada sobre as cidades de Cocal e Buriti dos Lopes, no Piaui, devastaram uma área equivalente a 32 campos de futebol. Em menos de uma hora, toda a água represada desapareceu. Quatro mortes foram confirmadas até agora pelo governo do estado, mas há informações de que nove pessoas morreram. Mais de uma dezena de pessoas estão desaparecidas.

Plantações foram destruídas e casas inteiras, arrastadas pela enxurrada. Três mil pessoas tiveram que ser encaminhadas para abrigos, à maioria perdeu tudo. Os quatro corpos foram localizados em área próxima à barragem, mas a água atingiu 20 metros de altura e a força pode ter arrastado as vítimas para lugares mais distantes. Com a ajuda de helicópteros, 120 homens do Corpo de Bombeiros passaram o dia fazendo buscas por sobreviventes.

- As meninas estavam dormindo e aí à gente foi acordar as crianças. Não deixaram à gente pegar nada, só viemos com a roupa do corpo - conta a dona de casa Claudina da Silva.

Muitas pessoas tiveram de se refugiar no alto dessas serras. As equipes do Corpo de Bombeiros têm dificuldade para localizar essas pessoas, devido à grande extensão da área e da chuva que continua caindo na região.

- Estamos com o terreno muito encharcado, tem muito lamaçal. Então está dificultando o transporte de material para a margem e para o nosso pessoal se deslocar também - afirma o capitão dos Bombeiros, Sérgio Melo.

Globo.com

Nenhum comentário: