sexta-feira, 22 de maio de 2009

Reunião entre SinjoPE e Petros define lançamento do FENAJprev em Pernambuco



Reunião realizada na tarde desta quinta-feira (21/05), na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (SinjoPE), entre representantes da Fundação Petros, com sede no Rio de Janeiro, e da diretoria executiva do SinjoPE, definiu os detalhes finais do lançamento, divulgação e início da captação das adesões ao Plano de Previdência Complementar dos Jornalistas/FENAJprev em Pernambuco. A Petros é a gestora do FENAJprev.

O encontro reuniu a gerente do Setor de Supervisão da Conta Patrocinadoras Privadas, Marília Moreira, e a assistente da Gerência de Clientes Institucionais, da Petros, Lucimar Dutra, e os presidente e diretor de Finanças do SinjoPE, Ayrton Maciel e Valdemir Leite. Participou, também, a consultora da Mongeral Seguros e Previdência, Roberta Lira, representando a entidade credenciada pela Petros para fazer a captação e as adesões nos estados dos sete Sindicatos dos Jornalistas que instituiram o plano.

Ficou definido que, além da divulgação pelos boletins e no site sindical, o SinjoPE irá percorrer as redações dos jornais, onlines, TVs, rádios, assessorias e empresas de assessorias de comunicação para anunciar, apresentar, esclarecer e promover o plano FENAJprev entre os jornalistas pernambucanos. A Petros e a Mongeral irão subsidiar com informações e material de divulgação.

O Plano FENAJprev é uma previdência complementar exclusiva para os associados dos Sindicatos dos Jornalistas de Pernambuco, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Município do Rio de Janeiro, que são os primeiros que aderiam - em 2006 - e por isso são considerados instituidores.

Em assembléia, em março passado, os jornalistas de Pernambuco aprovaram alteração no estatuto sindical para permitir a inclusão e participação, no FENAJprev, de dependentes de associados (cônjuge, companheira (o), filho (a) não-emancipado ou inválido, enteado ou tutelado, os pais e irmãos não-emancipado, e ainda estudantes de jornalismo que estejam pré-sindicalizados ao SinjoPE.

O Sindicato de Pernambuco irá encaminhar ofício às empresas solicitando autorização para as visitas às redações, cronograma que deverá começar a ser cumprido a partir da próxima semana. Caso as redações pleiteem, poderá ser analisada a possibilidade de plantões (um dia) por empresa para receber as adesões dos jornalistas e acrescentar os esclarecimentos complementares.

Criada em 1970, a Fundação Petros surgiu para administrar o plano de previdência dos empregados da Petrobras. Hoje, entretanto, já administra 37 diferentes planos para 40 empresas e 39 instituidores. A Petros tem um patrimônio superior a R$ 40 bilhões, não tem fins lucraticos e nem remunera acionistas. O comitê gestor é formado pela própria Petros e integrantes dos Sindicatos.

Nenhum comentário: