segunda-feira, 25 de maio de 2009

Julio Lóssio inaugura novas instalações do CAPS AD


A Gestão ‘As Pessoas em Primeiro Lugar’, através da Secretaria de Saúde entregou ao município de Petrolina, novas instalações do CAPS -AD - Centro de Atenção Psicossocial aos Usuários de Álcool e outras Drogas. A solenidade de inauguração e do 3º aniversário do Centro aconteceu na última sexta-feira (22), na Travessa Pernambuco, bairro Jardim São Paulo. O evento reuniu os secretários municipais, servidores da saúde, a vereadora homenageada, Raimunda do Sol Posto, e os familiares e amigos dos 250 usuários em tratamento.

De acordo com a coordenadora do Caps AD, Valquíria Brito, o centro visa à valorização do ser humano, atendendo as pessoas que apresentam graves transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. “Sinto-me muito satisfeita em receber na nova Casa uma equipe dedicada 100% aos Caps do município. Obrigada prefeito Julio Lóssio, por conceder este espaço que nos permite atender com um amor incondicional, sem limites aos que nos procuram”, agradeceu.

O Caps AD tem capacidade de realizar 45 consultas individuais no período da tarde, além de oferecer uma equipe médica, composta por dois psiquiatras, um enfermeiro, um psicólogo, um terapeuta, uma farmacêutica e duas técnicas de enfermagem, para o atendimento as necessidades não só dos cadastrados com também aos seus familiares. Segundo o Prefeito Julio Lóssio a inauguração faz parte do compromisso da gestão.

“Traçamos um plano de metas e vamos buscar atendê-las. Tudo será feito de maneira programada e obedecendo os prazos. Quarta-feira, inauguramos o Espaço Vida para os portadores de doenças sexualmente transmissíveis e hoje(sexta-feira), estamos inaugurando mais um espaço destinados as pessoas que eram excluídas da sociedade, e que merecem atenção e tratamento. E vamos fazer mais. Já estamos programando a reforma dos postos de saúde e isso faz parte do nosso objetivo que é melhorar a saúde pública da nossa cidade”, afirmou Julio Lóssio.

O secretário Muncipal de Saúde, José Mendes Júnior comparou sua sensibilidade humana com a letra da música de Adriana Calcanhoto(Senhas), quando diz: ‘Eu não gosto de maus tratos, eu gosto dos quem têm fome, dos que morrem de vontade, dos que secam de desejo, dos que ardem...”Essas pessoas já sofreram de alguma forma maus tratos nas ruas, já foram vítimas de uma sociedade convencional e preconceituosa, hoje a nova gestão permite um trabalho de resgate, justiça e cidadania com esses seres dignos de assistências e respeito’, concluiu.

A homenageada, Raimunda Sol Posto, muito considerada por todos que compõem o Centro, agradeceu aos participantes e reafirmou seu compromisso com as pessoas de Petrolina. “Estou muito alegre, graças a Deus e aos políticos da nossa cidade e com muita sensibilidade, conseguimos tirar os seres, antes abandonados das ruas. Não tiramos 100%, mas 70% já foram acolhidos”. Petrolina também dispõe do Caps Transtorno Mental, localizado no Caminho do Sol, bairro Areia Branca.


Fonte: ASCOM-PMP

Nenhum comentário: