segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mesmo com chuva, Mutirão Petrolina Saudável reúne um grande número de moradores no bairro Mandacaru


Mesmo com as chuvas que caíram no último sábado (09), os moradores do bairro Mandacaru, bem como, das localidades adjacentes (Santa Luzia, Antonio Cassimiro e Terra do Sul), não deixaram de participar da terceira edição do Mutirão Petrolina Saudável. O evento aconteceu na escola municipal professor Walter Gil e ofereceu mais de 70 serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e lazer. Foram realizados cerca de 11 mil atendimentos e registrada a presença de pelo menos 3,5 mil pessoas.
Procedimentos como consultas com clínico geral, pediatra, cardiologista, ortopedista e ginecologista; aplicação de vacinas; aplicação de flúor em crianças; emissão de documentos como a carteira de trabalho; orientações sobre o trânsito (com a participação de palhaço); foram oferecidos, além da realização de torneio de futsal; consultoria jurídica e exames de vista.
Como o evento antecipou o dia das mães, as mulheres presentes participaram do sorteio de brindes e também melhoraram o visual cortando os cabelos e recebendo orientações de beleza. Foi o caso da agricultora Maria Nira da Silva Pereira, que cortou o cabelo e avaliou a ação da prefeitura. “O mutirão é muito importante porque nos dá oportunidade de resolver várias coisas ao mesmo tempo”, frisa. Mais atenta a saúde, a dona de casa Ana Maria Silva Santos estava interessada em consulta médica e não perdeu a oportunidade. “Bom poder conversar com o médico e falar dos nossos problemas em uma ação como esta”, comenta.
Uma novidade do mutirão foi à entrega de 200 mudas de Nim. A planta pode ser cultivada em frente às casas para gerar sombra e reduzir um pouco a temperatura nas ruas de Petrolina, além de melhorar a paisagem do município. As mudas foram distribuídas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, que na oportunidade, também tirou dúvidas da população em torno dos projetos desenvolvidos no campo.
Durante o evento a Filarmônica 21 de Setembro e a Banda do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMTz) garantiram a animação, bem como, a apresentação de um grupo de dança de rua, coral e leitura de mensagens. Uma criança de dois anos também cantou para surpresa de todos que prestigiaram o evento.
Entre os serviços oferecidos que mais atraíram a comunidade estava o estande de emissão de documentos. A estudante Maria de Fátima da Silva não escondeu a alegria em retirar a primeira carteira de trabalho. “Agora sim, estou pronta para ir a luta no mercado de trabalho”, confessa.

De acordo com o coordenador do evento, Ailton Guimarães, os 200 voluntários envolvidos promoveram um trabalho intensivo de conscientização aos moradores com distribuição de cartilha da Lei Maria da Penha, prevenção de drogas, recreações, e apresentações de grupos teatrais e musicais.
O prefeito Julio Lóssio (PMDB) ficou muito satisfeito com a realização do mutirão no Mandacaru e afirmou que a cada edição a ação vem ganhando força e novos parceiros. “Fiquei impressionado com o número de pessoas e de atendimentos que cresceu bastante. O que é importante é ver a comunidade feliz e satisfeita. Foi uma idéia feliz, é uma ação que acredito muito – é a melhor do governo, pois coloca o governo perto das pessoas. É uma ação fantástica que deve ser imitada por muitas prefeituras”, destaca.
O Projeto Mutirão Petrolina Saudável vai contemplar todos os bairros em parceria com o Sest/Senat, Sesi, Senac, Sesc, Senai, Corpo de Bombeiros, Exército (72Bi MTZ), Polícia Militar e Civil, Apami, Agência do Trabalho, Unimed, Microlins, Instituto de Olhos, Facape, Expresso Cidadão, HGU-Saúde, UPE, Lions Clube, CDL, Fundação Neurocárdio, Fundação Mais, 8ª Geres, INSS, Univasf, Prodecon, Unimed, OAB, Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar.


Jornalista Nadja Cibele

Foto:Joselito Menezes

Nenhum comentário: