quinta-feira, 28 de maio de 2009

Palestra explica como cuidar de idosos acamados corretamente




A Oficina de Cuidadores de Idosos desta sexta-feira (29) aborda os cuidados que se deve ter com o idoso acamado. A palestra é ministrada pelas fisioterapeutas do Centro de Prevenção e Recuperação (Cenpre), do grupo HGU Saúde, Michelle Katherine, Hiandra Menezes, Danielle Alencar e Juliana Xavier, e pela terapeuta ocupacional, Denise Cavalcanti.
De acordo com Gabriela Linhares, enfermeira da equipe técnica da oficina, as profissionais explicarão as maneiras corretas de se acomodar o idoso na cama e a importância da mudança de posição do seu corpo. “As fisioterapeutas também irão abordar que exercícios podem ser realizados com este idoso”, complementa a enfermeira
A Oficina de Cuidadores acontece semanalmente com palestras ministradas por uma equipe interdisciplinar composta de fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, psicóloga e médico geriátrico. Trinta e quatro vagas foram disponibilizadas, sendo duas para cada idoso. Mais informações sobre a oficina, através do telefone (87) 3866.4040.

Quem é o cuidador de idosos?

O cuidador pode ser formal (profissional) ou informal (familiar), domiciliar (quando cuida em casa) ou institucional (quando cuida do idoso numa instituição de longa permanência, como asilos.) O cuidador de idosos já é uma ocupação reconhecida pelo Ministério de Trabalho e Emprego desde o ano 2000, através do código 5162-10, com todos os direitos de um trabalhador domiciliar.

As funções do cuidador envolvem o acompanhamento nas atividades diárias como alimentação, higiene pessoal, vestuário - quando o idoso for dependente - prevenção de quedas e acidentes domésticos e promoção do bem-estar do idoso. Bem como acompanhamento aos compromissos como médicos, dentistas, fisioterapia, igreja, visitas, banco, etc. O cuidador é essencial para a melhoria da qualidade de vida do idoso que apresenta um grau maior ou menor de dependência. É a “âncora” para o idoso.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu sou Maria Lua , tenho 17 anos e descobri que quero cuidar de idosos, estou enfrentando dificuldades pois, faço uma faculdade que me distancia do meu objetivo. Mas eu nao vou desistir!