O Dia Nacional de Mobilização ao Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado em Petrolina através de uma passeata realizada na manhã desta segunda-feira(18), pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e demais organismos sociais da região. A caminhada percorreu às principais ruas do centro da cidade e envolveu instituições como o Petrape (Pequenos Trabalhadores de Petrolina), o Ceman (Centro Maria Auxiliadora – Pró-Menor Carente), a Casa da Criança, o Conselho Tutelar, o Projovem, o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas)/Sentinela (serviço que atende crianças e adolescentes vítimas de todos os tipos de violência), o Centro da Juventude, dentre outros.
Segundo a gestora da Sedest, Tereza Virginia de Carvalho, todos que trabalham com as crianças e adolescentes estão se unido no sentido de garantir o enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil. “As crianças têm que brincar e estudar e não serem exploradas. Vamos fazer valer o estatuto, mas também é preciso que a sociedade faça a sua parte denunciando os casos de abuso e exploração”, enfatiza.
A secretaria reforçou a participação da prefeitura nas causas sociais e endossou o lema da atual administração. “Estamos empenhado em melhorar a qualidade de vida das pessoas e trabalharemos forte no sentido de concretizar essa meta”, destaca.
Para a coordenadora do Creas/Sentinela, Mirceya Novaes, a caminhada chama a atenção da rede de proteção à infância e adolescência. “Temos uma boa rede de atuação, envolvendo órgãos como o Conselho Tutelar, Ministério Público, dentre outros. É importante que a sociedade se sintonize a esse trabalho e não tenha receio de denunciar a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes”, comenta.
Mirceya explicou que em comparação aos outros anos, o silêncio da sociedade tem diminuído. “No ano passado recebemos 170 denuncias envolvendo todos os tipos de violência, mas desses 30 estavam direcionadas ao abuso e exploração sexual. A maioria dos casos acontece dentro de casa”, observa.
O prefeito Julio Lóssio (PMDB) participou da mobilização e falou da importância em combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. “Temos que enfrentar o problema independente de quem seja o agressor, abastado ou não, pois, muitas vezes as crianças são iludidas com roupas, pratos de comida, sandálias ou qualquer outra coisa. Queremos erradicar esse mal da nossa cidade”, assegura.
Durante a caminhada foram distribuídos panfletos e adesivos. A passeata saiu da Praça do Galo, passou pelo bambuzinho e encerrou na Concha Acústica da Praça Dom Malan.
SERVIÇO
Abuso e exploração sexual: 100
Sentinela Petrolina: 3864-3809
Conselho Tutelar: 3862-9211
Nenhum comentário:
Postar um comentário