sexta-feira, 22 de maio de 2009

Prefeito Julio Lóssio inaugura Espaço Vida


Mais de 200 pessoas que procuram diariamente o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis em Petrolina, agora contam com um completo centro de referência para prevenção, diagnóstico e tratamento das DST/HIV/AIDS. O Espaço Vida, que foi entregue à população na última quarta-feira (20), pelo prefeito Julio Lóssio (PMDB) vai atuar no aconselhamento coletivo e individual, realizando consultas médicas, psicológicas e com assistentes sociais, além de exames para HIV e Sífilis e atendimento de enfermagem.

Localizado na Avenida Dr. Fernando Góes, 537- Centro (atrás da Secretaria Municipal de Saúde), o Espaço Vida, também vai disponibilizar preservativos (masculinos e femininos) e materiais educativos a partir dos serviços do COAS-Centro de Orientação e Apoio Sorológico, SAE-Serviço Ambulatorial Especializado, Projeto Nascer-Hospital IMIP Dom Malan e LACEN- Laboratório Central(diagnóstico laboratorial).

Para o prefeito Julio Lóssio, um dos maiores benefícios do novo espaço é a unificação dos serviços do programa municipal de doenças sexualmente transmissíveis em um centro de referência. “O Espaço Vida, que vai atender o município de Petrolina e cidades vizinhas, é um dos mais modernos instrumentos de prevenção, diagnóstico e tratamento das DST/HIV/AIDS e Hepatites virais do estado de Pernambuco. Certamente um passo decisivo na grande luta que travamos para uma saúde de qualidade em Petrolina”, garantiu.

Durante a solenidade, que reuniu profissionais da saúde, vereadores e muitas pessoas da comunidade, o secretário municipal de Saúde, José Mendes lembrou pessoas que foram decisivas para a construção do Espaço Vida. “Tivemos a participação efetiva do diretor da Esplan-Ministério da Saúde, o médico Joel Sadi que em Brasília autorizou a verba no plano de ações e metas-PAM de Petrolina. Outro apoio imprescindível foi do coordenador estadual de DST/HIV/AIDS, François Figueroa e a determinação do prefeito Julio Lóssio”. O trabalho para a concretização do centro de referência e a perseverança do diretor municipal de Vigilância em Saúde, Francisco José de Freitas (Chiquinho), também foi lembrado pelo secretário de saúde, José Mendes, pelo prefeito Julio Lóssio e através da exibição de um vídeo realizado pelos membros da equipe.

“Lutamos muito pelo Espaço Vida, e dividindo as responsabilidades com uma equipe multiprofissional, estaremos diariamente preparados para evitar o surgimento de novos casos, mantendo um tratamento digno com orientação, respeito, sigilo e segurança para a sexualidade humana”, concluiu Chiquinho.

Nenhum comentário: