domingo, 17 de maio de 2009

População do Agreste teme novas inundações


O nível da Barragem Pedro Moura Júnior, em Belo Jardim, a 181 quilômetros do Recife, voltou a subir, levando medo a moradores de vários municípios do Agreste. O reservatório está vertendo e a lâmina d’água chegou a 52 centímetros, na manhã deste sábado (16). Na quinta-feira, quando o sangramento chegou a 60 centímetros, casas e lojas foram alagadas em diversos locais, principalmente em Caruaru.

De acordo com o secretário executivo da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes de Caruaru, major João Bosco Corte de Alencar, o quadro é de alerta. “A situação é de normalidade, mas os moradores de áreas ribeirinhas devem ficar de sobreaviso, já que o volume de água pode aumentar.” O número de famílias desabrigadas na cidade passou de seis para 21. São pessoas que tiveram casas alagadas na quinta-feira ou deixam a moradia temendo novas inundações.

Em Belo Jardim, moradores também estão preocupados. No Bairro do Tambor, a lagoa que invadiu dezenas de casas na noite de quarta-feira e provocou a morte de uma aposentada voltou a subir. “A água invadiu casas, mas as pessoas já haviam saído”, contou o sargento Gilmar Messias da Silva, integrante da Defesa Civil de Pernambuco, que monitora a situação no município.

Os bombeiros continuam as buscas, mas o corpo da aposentada Maria José de Lira, 75, que desapareceu na enxurrada, ainda não foi localizado. Ela e um grupo de pessoas atravessavam um pontilhão, quando foram surpreendidos pela força da água. Cinco vítimas foram resgatadas com vida.

O aposentado Cícero Severino, 72, que teve a residência inundada na quarta-feira, trabalhava ontem para aumentar o piso da entrada da casa. “Estou levantando as paredes por causa das chuvas. Acho que vai vir muita água. E se a barragem do Bitury sangrar a coisa ficará complicada”, opinou. A Barragem do Rio Bitury abastece Belo Jardim e cidades da região. De acordo com a Compesa, o reservatório está com 67% de sua capacidade de armazenamento e longe de verter.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê para hoje chuvas esparsas no Agreste. Para a Zona da Mata e Litoral a previsão é de tempo nublado e com chuva. No Recife, ontem, até o fechamento desta edição, a Defesa Civil não havia registrado ocorrências. Em Primavera, Zona da Mata, cerca de dez pessoas ficaram ilhadas nas proximidades da Cachoeira do Urubu, em razão do transbordamento de um rio que corta a região. O Corpo de Bombeiros fez o resgate. Ninguém ficou ferido. No grupo, havia mulheres e crianças.


Fonte:JC

Nenhum comentário: