terça-feira, 5 de maio de 2009

Prefeito Julio Lóssio assina convênio com o Senai para capacitação de jovens do Programa Vida Nova



O prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), assinou na manhã de hoje (05/05) um convênio em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) para a realização de qualificação profissional no II Ciclo do Programa Vida Nova Centro da Juventude. A iniciativa tem como objetivo oferecer uma nova perspectiva de vida para aproximadamente 200 jovens de 16 a 29 anos de 38 bairros da cidade. Serão realizados cursos profissionalizantes de fruticultura, eletricidade e refrigeração doméstica, auxiliar administrativo, dentre outros.
Na ocasião, o prefeito Julio Lóssio, reforçou seu compromisso com a juventude e disse que o programa é uma grande oportunidade para os jovens desenvolverem habilidades e adquirir conhecimento. “É necessário que todos se esforcem para conseguir lograr êxito e contribuir para que o país ofereça oportunidades iguais para todos”, comenta, já marcando presença na formatura da turma.
O Programa Vida Nova Centro da Juventude é dividido em dois ciclos, sendo que cada um é aplicado em cinco meses. O primeiro desenvolveu atividades culturais que tiveram como temas drogas, auto-estima, identidade, sexualidade, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, aborto, relações afetivas, cidadania, direitos e deveres, higiene pessoal e políticas públicas da juventude.
Segundo a coordenadora do programa, Maria do Socorro Moura Reis, a reinserção escolar e familiar, bem como, a inclusão social são os destaques do programa. Ela disse que os jovens foram encaminhados por entidades como o Conselho Tutelar, Ministério Público e Associação de Moradores. “O programa é destinado aos jovens em situação de vulnerabilidade social, que não tiveram oportunidade na vida e possuem laços familiares fragilizados. É voltado para aqueles que não tiveram condições de entrar no mercado de trabalho, devido alguma deficiência no ensino ou mesmo por falta de interesse”, revela.
As atividades do Vida Nova Centro da Juventude funcionam em horário inverso ao da escola e possibilitam além da elevação da escolaridade, inclusão digital e qualificação profissional. Os cursos ofertados dependem da demanda do mercado local e do nível de interesse e habilidade do público alvo. Os jovens recebem fardamento, alimentação, Vale Transporte, assistência psicossocial e jurídica, encaminhamento à rede de saúde do município, além de bolsa no valor de R$ 100. A iniciativa é desenvolvida em uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.
O diretor do Senai Petrolina, Flávio Guimarães, disse que o serviço vai procurar cumprir o que está acordado e garantir que os jovens do programa tenham vaga garantida no mercado de trabalho. O secretário de Segurança Cidadã, Juventude e Esporte, Murilo Rodrigues Cavalcanti, lembrou que a juventude é o segmento mais desamparado pelos governos e que os jovens têm sido protagonistas da violência e ao mesmo tempo vítima. Ele sugeriu que os beneficiários fossem multiplicadores do conhecimento na comunidade e que também sejam contemplados com estágio aberto nas secretarias do município.
O diretor da juventude, Robson Rocha, visualiza com muita alegria a iniciativa, pois segundo ele, os jovens são prioridades para a administração municipal. “O programa resgata a cidadania e constrói um novo projeto de vida para essas pessoas”, reforça, enfatizando que todos os beneficiários estão matriculados e freqüentam regularmente a escola.

Nenhum comentário: