sexta-feira, 8 de maio de 2009

Lagoa Grande lança Programa Qualiescola


A Prefeitura de Lagoa Grande lança na próxima segunda-feira (11), a partir das 16h, na Câmara Municipal, o Programa Qualiescola, desenvolvido em parceria com o IQE – Instituto Qualidade no Ensino – e Grupo Labrunier. O programa visa melhorar os índices educacionais da rede municipal de ensino nas disciplinas Português e Matemática para o segmento de 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental.
O programa Qualiescola, implementado em pelo menos 30 meses, está organizado em cinco ações sistêmicas para mudar a realidade do ensino nas escolas públicas e torná-las autônomas e competentes para oferecer uma educação de qualidade para seus alunos. “Confiamos na experiência de mais de mais de 15 anos do IQE para melhorarmos a qualidade do aprendizado dos nossos alunos. E contamos nesta iniciativa com o apoio do Grupo Labrunier para alcançarmos os objetivos desejados”, disse a prefeita Rose Garziera (PMDB).
O IQE já desenvolve a experiência do Qualiescola em vários estados brasileiros. Em Pernambuco está desde 1999, com resultados positivos em vários municípios. De acordo com a secretária de Educação de Lagoa Grande, a implantação do Qualiescola amplia em até 70% o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas reforçadas pelo projeto.
O Instituto já está presente em Recife, em seis escolas da rede pública e nos municípios de Sairé, São Joaquim do Monte, Chã Grande e Bezerros são exemplos bem sucedidos da implementação deste projeto no Estado. O IQE é uma organização do 3ª setor, sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede pública.
Segundo a secretária de Educação de Lagoa Grande, Maria Aparecida Diniz, o programa consiste inicialmente na formação de gestores do programa no município que serão multiplicadores na formação dos professores da rede. “A capacitação começa na próxima semana”, revela Aparecida.
Os programas desenvolvidos pelo IQE em Pernambuco já beneficiaram mais de 200 formadores, cerca de 4 mil educadores e pelo menos 80 mil alunos do ensino fundamental. O instituto investe na formação e valorização do educador na relação da escola com sua com sua comunidade, promovendo a cidadania.

Nenhum comentário: