terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Prefeito Julio Lóssio recepciona governador do Piaiu Wellington Dias




O prefeito de Petrolina Julio Lóssio recepciona,hoje, 20, o governador do Piauí Wellington Dias, que está no município para propor parcerias entre os dois estados, Piauí e Pernambuco, na área da fruticultura. Devido à importância nos mercados nacional e internacional na produção de uva e vinho, Petrolina sediará o lançamento do 1° Festival da Uva de São João do Piauí, que acontece às 9h no Auditório da Justiça Federal. O Festival será realizado entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro deste ano, na cidade de São João do Piauí.
O objetivo do governador é divulgar as potencialidades e atrair investimentos para o Estado, além de incrementar o turismo e garantir a geração de emprego e renda. “Até 2010 pretendemos ampliar a área plantada de uva, num investimento de R$ 40 milhões, recursos negociados com o ministro Geddel Vieira Lima, do Ministério da Integração Nacional. A meta é transformar o Piauí em grande produtora não apenas de uvas, mas de várias outras frutas", destaca Wellington Dias. Ele ainda afirmou que conhecer as experiências produtivas do Vale do São Francisco ajudará bastante nos projetos da região piauiense. “Com a ampliação da área irrigada, a produção de uvas no assentamento Marrecas vai permitir que São João do Piauí tenha condições de receber uma indústria de base para industrialização da fruta, transformando-a também em sucos e geléias”.
Para o prefeito Julio Lóssio, a escolha do Vale do São Francisco, mais precisamente de Petrolina, para o lançamento do Festival, reflete a importância que a região tem no mapa da vitivinicultura nacional. “Nosso Vale é referência no mercado mundial de uva e vinho, com uma produção anual de 11 milhões de litros de vinhos finos e, responsável por 95% da produção nacional. Produzimos vinhos jovens e frutados todos os dias do ano. Atualmente nos destacamos com a elaboração de espumantes de altíssima qualidade, além dos sucos que já são os preferidos no mercado nacional”, afirma orgulhoso Julio Lóssio.

São João do Piauí - Localizada na região Sudeste do Estado, às margens do rio Piauí, na microrregião Alto Médio Canindé, São João do Piauí produz a chamada uva de mesa, considerada mais doce e mais saborosa. A cidade, a 530 quilômetros de Teresina, tem a economia concentrada na agricultura familiar, na pecuária e no comércio, constituindo-se numa das cidades mais importantes da região Sul do Estado.

Nenhum comentário: